Gestantes têm, agora, vacinação contra difteria, tétano e coqueluche

18/11/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas passou a disponibilizar para as gestantes, neste mês de novembro, a vacina dTpa, contra difteria, tétano e coqueluche. A vacina está disponível nos 64 centros de saúde do município e visa a proteção dos recém-nascidos nos primeiros dias de vida, principalmente contra a coqueluche.

Até então, a grávida tomava três doses da vacina contra difteria e tétano. Agora, passa a tomar duas doses desta vacina e uma terceira da dTpa.

A decisão partiu do Ministério da Saúde, que introduziu a imunização no calendário nacional após um aumento de casos de coqueluche no Brasil e no mundo nos últimos anos.

Em Campinas, foram confirmados nove casos de coqueluche em 2010; 59 em 2011; 101 em 2012; 99 em 2013 e 135 em 2014. De 2010 a 2013 foram registrados sete óbitos pela doença, todos em menores de um ano.

A primeira dose da vacina nas crianças acontece aos dois meses de idade, a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses. Ela também recebe mais dois reforços, aos 15 meses e aos 5 anos. Por isso, vacinar as mães pode evitar um canal de transmissão ao bebê e ampliar indiretamente a imunidade da criança. Em adolescentes e adultos a doença se manifesta de forma mais branda e inespecífica na maioria das vezes.

“As crianças menores de um ano constituem o grupo mais acometido pela coqueluche, principalmente os menores de seis meses, pois estes ainda não receberam o esquema completo de vacinação”, explica a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, Maria Alice Satto. “Nesta idade a letalidade e as complicações são maiores. Considerando que os contatos domiciliares, notadamente os pais são a principal fonte de infecção. A vacinação das gestantes é uma medida fundamental para proteger essas crianças”, completa a enfermeira.

O esquema vacinal da gestante dependerá das doses da vacina dupla adulto recebidas anteriormente e está indicada a partir da 27ª semana de gestação para proporcionar maior transferência de anticorpos maternos ao feto. Toda gestante deverá procurar um Centro de Saúde para avaliação da situação vacinal, de preferência até a 36ª semana. Além disso, a cada nova gestação deve ser administrada uma dose desta vacina.

Outro grupo indicado para receber a dTpa são os profissionais de saúde de maternidades e berçários/UTI neonatal. Neste grupo, a vacinação será realizada gradativamente de acordo com a disponibilidade da vacina.

Crédito: Arquivo PMC
Mulher recebe vacina