Prefeitura lança na web página exclusiva para informações sobre a dengue

18/11/2014

Autor: -

Para marcar o “Mês D Contra a Dengue”, a Prefeitura de Campinas acaba de lançar um portal de informações sobre a doença. A página irá concentrar notícias sobre as ações contra o mosquito, informações sobre a doença, formas de prevenção, curiosidades sobre o mosquito, além de boletins epidemiológicos voltados para os profissionais de saúde.

O portal pretende ser uma importante ferramenta na luta do município contra a doença, que até novembro, contava com 41.213 casos confirmados em 2014. Para a diretora do Devisa (Departamento da Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde de Campinas, Brigina Kemp, a informação é bastante importante para o controle do mosquito. “Estamos usando diversos canais para comunicar a população sobre todas as ações que podem ser feitas e para que elas também se responsabilizem pelo combate ao mosquito”, explica a diretora.

Na última sexta-feira, 14 de novembro, profissionais de vários setores da Prefeitura participaram do "Workshop Intersetorial de Comunicação e Mobilização Social para o Enfrentamento da Dengue e Chikungunya", no Hotel Nacional Inn. O objetivo do workshop foi buscar novos parceiros formadores de opinião sobre as doenças, dialogar com instituições e grupos que desenvolvam estudos e trabalhos na área de educação e mobilização social, incorporar novos conceitos nas ações educativas e investir no conceito de intervenções urbanas, subsidiar a construção de dispositivos de comunicação e mobilização social.

Além das estratégicas de comunicação, a Prefeitura também intensificou as ações em campo nas cinco regiões de abrangência da cidade.

Estão sendo desenvolvidas ações em locais de grande concentração de pessoas, com o objetivo de fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível.

Todas as ações para marcar a data foram planejadas a partir de discussões na Sala de Situação de Dengue, sobre coordenação da Chefia de Gabinete e com suporte técnico da Secretaria de Saúde. Outras secretarias municipais estão envolvidas, cada uma com ações nas suas áreas de atribuição, atendendo à diretriz de reforçar a intersetorialidade no controle da doença.

O portal está disponível através de banner na página da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br) e através do link https://dengue.campinas.sp.gov.br/.

Ações

Nesta terça-feira, 18, as ações acontecem na Vila Padre Anchieta, no limite de Hortolândia com Sumaré. Também será realizada uma ação de telamento de caixas d´água na moradia da Unicamp.

Na quarta-feira, 19, acontece uma ação integrada na Vila Esperança, promovida pela Sanasa, em parceria com as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o “Mês D” visa chamar a atenção para a importância contínua do trabalho de dengue. A pasta informa que o trabalho de prevenção exige ações contínuas e a mobilização de gestores, da sociedade e da mídia. Cotidianamente, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), as pessoas devem, em sua casa, na escola, em seus locais de trabalho e lazer, fazer as ações de prevenção. O mês de mobilização acontece neste sentido.