Boletim traz números da violência contra mulheres, crianças e idosos

18/11/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas lançou na tarde desta terça-feira, 18 de novembro, o boletim Sisnov nº 8 – Sistema de Notificação de Violências. O documento é uma ferramenta importante para a implementação de políticas de prevenção e atenção às vítimas de violências, já que mapeia as ocorrências, aponta os envolvidos e mostra a evolução das dos tipos de violência de notificação compulsória (contra mulheres, crianças e adolescentes, idosos e violência sexual contra mulheres e homens) e autoprovocada (tentativa de suicídio) atendidas na rede municipal de enfrentamento às violências.

O documento traz dois destaques. Um deles são dados inéditos de 2013. Outro, o fato de que, pela primeira vez, as notificações do primeiro semestre do ano em que o boletim está sendo lançado – ou seja, 2014 – já estarem incorporados ao boletim.

O lançamento aconteceu no Salão Vermelho da prefeitura e contou com a presença do representante do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, e das secretarias de Saúde, Educação, Segurança e da Cidadania, Assistência e Inclusão Social, que compõem a rede municipal de enfrentamento às violências.

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, destacou a importância da intersetorialidade nos trabalhos desenvolvidos para a preservação da vida e da dignidade humana. “Infelizmente, vivemos em um país onde a violência ainda é elevada e, muitas vezes, gratuita. Os dados do boletim são fundamentais para que possamos entender qual é o cenário que estamos vivendo e, dessa forma, estabelecermos as políticas públicas adequadas”, afirmou.

Para a coordenadora do Sistema de Notificação de Violências, Verônica Gomes Alencar, o mapeamento garante proteção e assistência às vítimas. “O boletim mapeia a vulnerabilidade de cada ciclo de vida. Os dados nos mostram como a violência está acontecendo.”

Mãe é maior agressora

O documento aponta um crescimento nas notificações de violência contra crianças e adolescentes. Foram 674 em 2012, contra 724 em 2013. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 426.

O ano passado teve o maior número de notificações já registradas. O primeiro semestre de 2014 indica que a tendência de aumento continua. O documento aponta a mãe como a principal agressora. “Quem tem que proteger é quem comete a violência”, diz Verônica.

O número de casos de agressão contra idosos também aumentou em 2013. Foram 138 casos contra 79 em 2012. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 29.

Campanha combate violência contra a mulher

Durante o lançamento do boletim foi anunciada a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, marcada para começar na próxima quinta-feira, 20 de novembro. O início foi antecipado de 25 para 20 de novembro para coincidir com o Dia da Consciência Negra.

O documento apresentado na tarde desta terça revela que houve uma diminuição nas notificações de violência contra a mulher. Foram 466 casos em 2013 contra 561 em 2012. No primeiro semestre de 2014, foram 195 registros.

Em 6 de dezembro acontece a “Campanha Mundial do Laço Branco”, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Durante todo o dia serão distribuídas fitas brancas para os homens, em diversos pontos da cidade.

O Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá), em 6 de dezembro de 1989, tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da campanha. Na ocasião, 14 estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas.

Capa do Boletim - Sisnov nº 8

Crédito: Antônio de Oliveira
Carmino e Bonilha falam durante o lançamento do documento

Representante do Ministério da Saúde na abertura do evento