Cerca de 1.500 cães e gatos foram imunizados em bloqueio contra raiva

19/11/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou cerca de 1500 cães e gatos contra raiva, durante ação de bloqueio realizada na última semana em uma comunidade da Vila Padre Anchieta, região Norte, divisa com Sumaré. Profissionais da Prefeitura visitaram 1400 domicílios nos dias 12 e 15 de novembro, vacinando cães e gatos, levantando o censo da população canina e felina e intensificando as ações educativas. O trabalho integra o bloqueio contra a doença desencadeado após a notificação de um caso de raiva em felino, confirmada no início do mês de novembro.

A ação é importante para, além aumentar a imunidade dos animais domésticos, alertar as pessoas sobre os perigos da doença e orientar sobre como agir ao encontrar morcegos. A área abrange 75 quarteirões. No total, foram vacinados 1208 cães e 229 gatos.

“As pessoas que perderam a vacinação, devem levar seus animais até o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) para receberem a dose”, explica o médico veterinário Felipe Vita Pedrosa, da VISA (Vigilância em Saúde) Norte. A lei municipal 7389/92, em seu artigo 10, relativo aos pequenos animais, estabelece que os proprietários de cães e gatos ficam obrigados a mantê-los adequadamente domiciliados e imunizados contra a raiva.

Os técnicos da Saúde afirmam que, além da vacinação, a orientação da população é de extrema importância para o controle da doença. “Percebemos que nas áreas nas quais promovemos orientações à população, conseguimos capturar muito mais morcegos. Isso significa que as pessoas, ao se depararem com o animal, já sabem que devem ligar imediatamente para o departamento de Zoonoses”, explica a médica veterinária da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Tosca de Lucca.

Morcegos encontrados em situação anormal, voando durante o dia, caídos no chão, pousados em muros ou paredes, nunca devem ser manipulados. Deve-se utilizar uma caixa, pano ou balde para imobilizá-lo e impedir o contato com animais domésticos ou pessoas. Nesses casos, é necessário entrar em contato com o UVZ para que o morcego seja enviado para exame laboratorial.

O telefone do UVZ é o 3245-1219. O endereço do DPBEA para a vacinação dos animais é Rua das Sapucaias, 115, Parque Via Norte, Campinas.