Vacinação contra sarampo e poliomielite vai até o dia 28 de novembro

24/11/2014

Autor: -

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo continua até 28 de novembro. Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, indica que desde o último dia 8, início da campanha, 31.156 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 32.200 contra o sarampo. 

No último sábado, dia 22, segundo “Dia D”, foram aplicadas cerca de 8 mil doses de cada vacina em Campinas. As doses continuam disponíveis em todos os centros de saúde do município.

Voltada para crianças com até cinco anos de idade, a campanha pretende atingir pelo menos 95% do público-alvo, formado por mais de 60 mil crianças. Em Campinas, a vacina contra a poliomielite atingiu 58% do público-alvo e a de sarampo, 61%. 

Sarampo

A Campanha de Seguimento contra o Sarampo tem como público-alvo crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 50.124, ou seja, 95% dos 52.763 moradores de Campinas nessa faixa etária. A Campanha de Seguimento é realizada em um intervalo de dois a quatro anos. Todas as crianças devem tomar a vacina, independentemente do número de doses recebidas anteriormente.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, 145,7 mil pessoas morreram em decorrência do sarampo em todo o mundo. Em 2012, foram registradas 122 mil mortes. “Esses dados reforçam ainda mais a necessidade da vacinação”, comenta a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Maria Alice Satto.

Entre 1º de janeiro e 25 de outubro deste ano, foram confirmados 1.654 casos de sarampo nas Américas. No Brasil, desde 2012 ocorrem casos de sarampo na região Nordeste, nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Por isso, é importante que as crianças sejam vacinadas, inclusive porque, no período de férias, que se aproxima, muitas pessoas viajam para os Estados onde ocorre a transmissão, além dos países da Europa e Ásia onde a transmissão também tem se mantido.

A vacinação contra o sarampo será adiada caso a criança esteja com febre ou tenha recebido imunoglobulina, sangue e derivados, pois essas situações podem comprometer a imunização. Os sintomas do sarampo são febre, conjuntivite, tosse, coriza e manchas avermelhadas.

Pólio

A vacina contra a pólio é destinada a crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Campinas, a meta é vacinar 95% das 60.327 pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a 57.310 crianças.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989, na região Nordeste. No Estado de São Paulo, o último caso foi confirmado em 1988, no município de Teodoro Sampaio.


Crédito: Arquivo PMC
Pais devem levar crianças aos Centros de Saúde

Crédito: Arquivo PMC
Unidades de Saúde têm estoque das vacinas de pólio e sarampo

Volta ao índice de notícias