Funcionários da Emdec aderem ao Novembro Azul contra câncer de próstata

24/11/2014

Autor: -

Um caso de câncer de próstata é registrado no Brasil a cada 7,6 minutos. Foi com esta informação que o médico urologista Lísias Nogueira Castilho iniciou uma palestra-debate no auditório da Metrocamp, para aproximadamente 100 agentes e funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta segunda-feira, dia 24. O encontro integra as ações da Emdec durante o 'Novembro Azul', campanha nacional de conscientização à prevenção do câncer de próstata.

Na apresentação, o médico disse que a próstata é o grande calcanhar de Aquiles dos homens, pois é uma glândula que irá sofrer alterações no processo de envelhecimento. De acordo com o médico, a próstata deve ser observada em exames a partir de 40 ou 45 anos para ser possível tratar a doença antes que o paciente chegue a um estágio avançado de câncer, pois quase não há sintomas aparentes.

O especialista recomendou que os pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou próstata iniciem os exames antes dos 40 anos. Para os homens que já possuem histórico familiar de algum outro tipo de câncer, indica-se a realização de exames específicos, como a colonoscopia.

O médico explicou que todo homem tem um órgão logo abaixo da bexiga, atrás do púbis, chamado próstata que, no adulto, tem mais ou menos o volume de uma bola de pingue-pongue. “A próstata é um órgão da reprodução: sem ela, dificilmente um homem pode gerar filhos. Ela produz uma parte do líquido seminal que, misturado com os espermatozóides, forma o esperma. Esta é a razão de as doenças da próstata poderem causar infertilidade”, disse.

A partir dos 40 ou 45 anos, a próstata começa a envelhecer e podem surgir várias doenças. “A partir desta idade, as três doenças mais importantes são o crescimento benigno da próstata, a inflamação da próstata, ou prostatite, e o câncer”, afirmou o médico.

Doutor Lísias disse que o Ministério da Saúde estima que 69 mil casos de câncer de próstata deverão ser diagnosticados até o final deste ano no Brasil. O dado significa a descoberta de um caso desta doença a cada 7,6 minutos. Além disso, estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil confirmaram recentemente que a doença é a segunda no ranking dos tipos de cânceres entre os homens.

No mundo, a situação é bem parecida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata é o segundo mais diagnosticado em homens em todo o planeta, atingindo um em cada seis homens da população mundial.

O médico alertou que a obesidade pode também causar câncer. “O número de pessoas obesas vem crescendo no Brasil e a obesidade traz com ela várias formas de câncer. Mais de 50% da população adulta brasileira está com sobrepeso e cerca de um terço das crianças também. Os problemas mais comuns relacionados ao câncer, e gerados pela obesidade, são doenças renais, de próstata, mama e intestino grosso”, afirmou o doutor Lísias. “A situação é preocupante. Uma a cada três pessoas no mundo terá de enfrentar algum tipo de câncer”, disse.

Ele ainda alertou que os exames são fundamentais. “O câncer de próstata, por exemplo, tem cura com o diagnóstico precoce. Infelizmente, a vergonha dos homens em fazer o exame pode lhes custar a vida”, preveniu.

Doutor Lísias é um dos especialistas mais importantes e concorridos do País, com formação acadêmica na Universidade Estadual de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); autor e co-autor de algumas dezenas de trabalhos científicos publicados na área de Urologia; professor Livre-Docente na Faculdade de Medicina da USP; autor do livro “Doutor, é Câncer ?” ; chefe do Serviço de Urologia do Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas e diretor do Instituto Radium, clínica médica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, em Campinas.

Dicas para se proteger do Câncer

Parar de fumar

Reduzir a ingestão de álcool

Diminuir o peso

Ter uma alimentação saudável

Diminuir o consumo de sal, açúcar e gordura

Fazer exercícios regularmente

Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h

Busca ativa do câncer de mama em todas as mulheres acima dos 40 anos

Busca ativa do câncer de próstata em todos os homens acima dos 45 anos

Realização de avaliação médica periódica


Crédito: Emdec
Médico explicou formação do câncer de próstata

Crédito: Emdec
Especialista incentivou prevenção e diagnóstico precoce

Crédito: Emdec
Funcionários da Emdec receberam dicas para evitar a doença

Volta ao índice de notícias