"Diabetes na Praça" alerta população sobre riscos da doença

26/11/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Campinas, em parceria com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), a Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), de Limeira, o Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, o Hospital e Maternidade Celso Pierro, a Faculdade São Leopoldo Mandic, a Unimed Campinas e o OCRC (Obesity Comorbidity Research Center), realiza no próximo sábado, 29 de novembro, evento de alerta ao diabetes. A ação “Diabetes na Praça”, aberta para toda a população e realizada na Praça Rui Barbosa, das 8h às 13h, irá contar com exames de detecção da doença, de risco de pé diabético, avaliação de antropometria (medidas corporais), orientações de alimentação saudável e atividade física, entre outras.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade que lidera a campanha em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e grande parte delas vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes – cerca de 500 novos casos por dia.

Em Campinas, o diabetes, as doenças respiratórias e os cânceres são a segunda causa de morte, ficando atrás apenas de doenças do aparelho circulatório. “O controle da alimentação e a prática de atividades físicas são capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único que tipo que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença”, explica a médica especialista em saúde pública e diabetes, Cândida Parisi.

Desde 2007, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes e inúmeras ações são realizadas mundialmente durante todo o mês. O tema central da campanha deste ano é “Vida Saudável e Diabetes”, que foca a importância da adoção de uma alimentação saudável, a prática do exercício físico e a educação. O objetivo é informar a população sobre a doença e aumentar os programas de prevenção, a fim de evitar ou retardar o surgimento do diabetes.

Volta ao índice de notícias