Mário Gatti alerta para importância do diagnóstico precoce da diabetes

26/11/2014

Autor: -

O Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal 'Dr. Mário Gatti' vai realizar na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, o “II Evento de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Diabetes 1 e 2”. A atividade integra as ações de alerta sobre os riscos da doença, lembrada nacionalmente no dia 14 de novembro.

Quem comparecer ao evento, marcado para o período entre 9h e 16h, poderá ser avaliado gratuitamente por profissionais de saúde. Equipes médica e de enfermagem vão realizar avaliação glicêmica por meio de teste de glicemia capilar, a forma mais rápida e prática de fazer o controle da taxa de açúcar no sangue, com a ajuda de um aparelho medidor. As pessoas cujos exames indicarem taxa alta de glicemia serão encaminhados para atendimento.

Os profissionais de saúde do Mário Gatti também vão realizar orientação nutricional, dando informações sobre alimentação saudável e práticas que ajudam no controle da diabetes.

Informações sobre a doença

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune causada pela destruição das células produtoras de insulina no pâncreas. Consequentemente, os indivíduos portadores de diabetes tipo 1 produzem pouca ou nenhuma insulina e precisam receber insulina para sobreviver.

A diabetes tipo 2 tem o desenvolvimento marcado pela resistência à insulina. Os portadores desse tipo da doença não conseguem utilizar adequadamente a insulina que produzem. O manejo da doença se dá por meio de exercícios físicos e alimentação adequada porém, em muitos casos, é necessária a associação de medicamentos e insulina por via oral.

Os dois tipos de diabetes podem afetar tanto os adultos como as crianças.

Diabetes gestacional é a condição na qual as mulheres que não foram previamente diagnosticadas diabéticas apresentam níveis elevados de glicose no sangue durante a gestação. O diabetes gestacional afeta cerca de 4% das mulheres grávidas, apresenta poucos sintomas e geralmente cessa junto com a gravidez.

As crianças destas mães correm o risco de nascerem grandes demais para a idade gestacional, o que pode levar a complicações no parto, e têm maiores riscos de apresentar outras complicações clínicas após o nascimento. Com frequência, apresentam intolerância à glicose e obesidade ao longo da vida. As mulheres que apresentam diabetes gestacional possuem maiores chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Serviço:

II Evento de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Diabetes 1 e 2

Dia – 28 de novembro

Horário – das 9h às 16h

Local – Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal 'Mário Gatti' - rua Prefeito Faria Lima, 340 - Parque Itália/Campinas