Campinas prorroga vacinação contra pólio e sarampo até 5 de dezembro

28/11/2014

Autor: -

Campinas vai prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo até 5 e dezembro. Até a última quinta-feira, 27 de novembro, foram aplicadas 42.242 doses contra a poliomielite e 35.467 contra o sarampo. As vacinas estão disponíveis nos 64 centros de saúde do município. 

Voltada para crianças com até 5 anos de idade, a campanha pretende atingir pelo menos 95% do público-alvo, formado por mais de 60 mil crianças. Em Campinas, a vacina contra a poliomielite atingiu 70% do público-alvo e a de sarampo, 67%.  

Sarampo

A Campanha de Seguimento contra o Sarampo tem como público-alvo crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 50.124, ou seja, 95% dos 52.763 moradores de Campinas nesta faixa etária. A Campanha de Seguimento é realizada em um intervalo de dois a quatro anos. Todas as crianças devem tomar a vacina, independentemente do número de doses recebidas anteriormente.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, 145,7 mil pessoas morreram em decorrência do sarampo em todo o mundo. Em 2012, foram registradas 122 mil mortes. “Esses dados reforçam ainda mais a necessidade da vacinação”, explica a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Maria Alice Satto.

Entre 1º de janeiro e 25 de outubro deste ano foram confirmados 1.654 casos de sarampo nas Américas. No Brasil, desde 2012 ocorrem casos de sarampo na região Nordeste, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Por isso, é importante que as crianças sejam vacinadas e até porque no período de férias, que se aproxima, muitas pessoas viajam para os estados onde ocorre a transmissão, além dos países da Europa e Ásia, locais em que a transmissão tem se mantido.

A vacinação contra o sarampo será adiada caso a criança esteja com febre ou tenha recebido imunoglobulina, sangue e derivados, pois essas situações podem comprometer a imunização. Os sintomas do sarampo são febre, conjuntivite, tosse, coriza e manchas avermelhadas.

Pólio

A vacina contra a pólio é destinada a crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Campinas, a meta é vacinar 95% das 60.327 pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a 57.310 crianças.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989, na região Nordeste. No estado de São Paulo, o último caso foi confirmado em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

O continente americano recebeu o certificado de erradicação da doença em 1994. No entanto, ainda há dez países onde a pólio não foi erradicada. “As pessoas transitam e, se não tivermos as medidas de Vigilância Epidemiológica adequadas, corremos o risco de uma reintrodução da doença. Por isso, é importante que as crianças recebam a vacina e, dessa forma, a erradicação da pólio seja mantida”, explica a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Saúde (https://saude.campinas.sp.gov.br/) ou por meio dos telefones 156 e 160 (Disque-Saúde).


Crédito: Gilson Machado
Crianças recebem imunização

Crédito: Gilson Machado
Gotinha ou vacina contra a pólio: entre 6 meses e 5 anos

Crédito: Gilson Machado
Contra o sarampo: meta é vacinar 50.124 crianças

Volta ao índice de notícias