Caminhada chama a atenção contra à dengue

28/11/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde Sudoeste, promove neste sábado, dia 29 de novembro, no Parque Linear Capivari, onde fica a Lagoa do Mingone, a “Caminhada Pró-Saúde Xô Mosquito”. O evento, que acontece a partir das 8h30, integra a programação do Mês D contra a Dengue.

O objetivo é envolver toda a comunidade no combate e estimular cada cidadão a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se multiplica.

Este período do ano é o adequado para a prevenção porque antecede os meses de maior incidência da doença, de janeiro a maio, quando ocorre a maioria dos casos.

A ação é promovida em parceria com o Centro de Saúde Tancredo Neves (Tancredão) e conta com o apoio do Centro de Saúde Capivari, da Sanasa, Ceasa, Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e Farmácia Santa Terezinha.  

Antes da atividade será oferecido um café da manhã com frutas e os participantes serão convidados para uma sessão de ginástica chinesa - lian gong – como aquecimento. No local, será montado um estande com material educativo com informações sobre a dengue e formas de prevenção. 

Durante a caminhada, a população será convocada a recolher objetos que podem se constituir em criadouros do mosquito. Após, acontece um plantio de mudas de árvores, em parceria com a Secretaria do Verde.  

O Mês D visa chamar a atenção para a importância contínua do trabalho de prevenção à dengue. A Secretaria de Saúde informa que o trabalho preventivo exige ações contínuas e a mobilização de gestores, da sociedade e da mídia. Cotidianamente, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), as pessoas devem, em sua casa, na escola, em seus locais de trabalho e lazer, adotar ações de prevenção.

Volta ao índice de notícias