Secretaria de Saúde promove Dia Mundial de Combate à Aids na segunda

28/11/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas promove na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, diversas atrações para chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Aids. Entre 9h e 17h, a Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, contará com atividades culturais, distribuição de preservativos  e panfletos informativos, além de orientações  sobre a doença. Durante todo o dia, as equipes médicas dos dois CTAs (Centro de Testagem e Aconselhamento) da cidade, no Centro e no Hospital Ouro Verde, estarão voltadas para a realização do teste rápido da Aids. 

De acordo com a infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas,  em 1º de dezembro de 2013 foram realizados mais de 80 testes. O número corresponde ao volume realizado em 15 dias, o que revela a importância do estímulo. “As pessoas que se interessarem em fazer o teste serão encaminhadas para os CTAs”, explica.  

Campinas tem 7.199 casos de Aids registrados entre 1981 e 2013. “Nos últimos cinco anos, a cidade vem mantendo a média de 260 novos casos por ano”, diz a médica. Segundo ela, a doença atinge mais homens do que mulheres. “Atualmente, os registros da doença são em pessoas com idade entre 20 e 50 anos”, afirma.

Para encerrar o evento, os organizadores soltarão balões em homenagem às vítimas da Aids. Durante toda a semana, os profissionais de saúde da cidade vão reforçar as orientações em relação à Aids.    

Testes na praça

Na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, dentro da programação de Combate à Aids, serão realizados testes rápidos na Praça Bento Quirino durante todo o dia.    

Serviço:

CTA Centro: Rua Regente Feijó, 637 – Centro

CTA Ouro Verde: Avenida Rui  Rodrigues,  3.434 – Jardim Letícia

Volta ao índice de notícias