Comissão de Ética Médica Municipal é eleita

28/11/2014

Autor: Dr. José Roberto Hansen - Coordenador do SAMU 192 Campinas - Integrante da Comissão Eleitoral

Nos dia 27 e 28 de novembro tivemos a Eleição para a COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA MUNICIPAL.

O processo eleitoral ocorreu sem problemas, com URNAS em todas as Unidades de Saúde e, no dia 28 após as 12h00, horio final das votações, todas as URNAS foram levadas para o Departamento de Saúde, no 1 Andar da Prefeitura de Campinas, onde foi realizada a Apuração dos Votos pela Comissão Eleitoral.

Os trabalhos se iniciaram às 13h00 e foram finalizados às 19h45', definindo assim os candidatos eleitos.

Do total de candidatos, os 06 mais votados estão definidos como Titulares e os outros 06 seguintes mais votados estão definidos como Suplentes.

Agora o CREMESP estará agendando uma Capacitação pela Comissão de Ética para que possam orientar os eleitos de como proceder.

As Comissões de Ética tem como finalidade avaliar, estudar e definir se alguma situação está fora dos prinpios éticos, que pode vir por meio de denúncia ou da própria observão de um dos membros da Comissão de Ética e, devidamente documentada, deverá ser encaminhada para a Comissão de Ética do CREMESP, única Instituição que estará apta para reavaliar e definir um PARECER e um encaminhamento aos Órgãos competentes.

Internamente, podem ajudar muito os serviços, orientando as situações muito comuns aos médicos, que comprometem os atendimentos tais como atrasos, faltas, falta de preenchimento de fichas, letras ilegíveis, procedimentos inadequados, falta de educação, discussões entre profissionais e outros. Também devem observar as condões de trabalho das unidades, falta de equipamentos e materiais, registrar e encaminhar a documentação para a Comissão de Ética do CREMESP.

Parabéns a todos da Comissão Eleitoral pelo trabalho difícil que foi realizado e com sucesso.

Parabéns a todos os médicos da Rede Pública de Saúde que apoiaram esse processo, e como consequência poderá contar com o apoio de uma Comissão de Ética, qualificando as queixas e dando providências as várias situações inadequadas que temos em nossas Unidades de Saúde.

A PARTIR DE 2015 A COMISSÃO DE ÉTICA MUNICIPAL ESTARÁ ATUANDO PARA BENEFÍCIO DA SAÚDE DE CAMPINAS.

SUCESSO A TODOS!

A relação de eleitos encontra-se no site da Comissão de Ética Médica, que pode ser acessada através do Portal Saúde Campinas, no menu Atenção a Saúde, na opção Comissões de Ética.