Eventos na praça marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids em Campinas

01/12/2014

Autor: -

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro, a Prefeitura de Campinas oferece à população nesta segunda-feira, das 9h às 17h, na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral, uma ampla programação.

O evento inclui apresentações culturais, distribuição de materiais educativos e de preservativos e outros insumos. Além disso, iniciando a Campanha Fique Sabendo de 2014, será oferecido o diagnóstico rápido de HIV e o teste rápido de triagem para Sífilis para as pessoas que desejarem conhecer a sua sorologia. O teste será no Centro de Referência de DST/Aids, na rua Regente Feijó.

O evento teve a abertura oficial com a presença do Secretário de Saúde do município, Carmino Antonio de Souza, e da Coordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas, Cláudia Barros.

Souza ressaltou que a melhor forma de lidar com a Aids é prevenindo o contágio. “Não somos apologistas do medo, mas as pessoas precisam saber que a Aids ainda existe e que elas têm como se precaver”, explicou o chefe da pasta, que é hematologista.

A coordenadora disse que o objetivo das ações desta semana é chamar a atenção de uma população que geralmente não tem acesso aos programas e às informações. “A parceria da imprensa, os eventos de divulgação, são muito importantes para mostrar às pessoas que a doença está aí, tanto é que desde 2007 o número de contaminados se mantém igual, em 260 novos casos por ano”, conta.

A programação cultural terá show com a Priscilla Drag, a partir do meio dia, e apresentação da Banda do CAPS, Suzy Cristel e as Meninas Translumbrantes. Às 16h acontece a revoada de balões, evento simbólico onde cada balão representa cada pessoa com Aids em Campinas. Desde 1981, Campinas registrou 7.199 casos da doença.

Ainda, na ocasião, a cooordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas, Cláudia Barros, atende a imprensa e divulga a situação epidemiológica da doença no município.

O 1º de dezembro, celebrado no mundo inteiro desde 1987, é uma ocasião em que a humanidade renova seu compromisso com a solidariedade, a tolerância e a compreensão e contra o preconceito e a discriminação com as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Campinas tem contribuído com as importantes conquistas da resposta brasileira à epidemia de HIV/Aids com a garantia de tratamento, a parceria com os diversos movimentos sociais e o aumento da sobrevida dos pacientes. Porém, estes avanços não foram suficientes para acabar com o preconceito e o estigma que cercam a doença e muitos desafios na assistência e prevenção estão postos, segundo informa Cláudia Barros.

Também neste 1º de dezembro, o Ministério da Saúde divulga a nova campanha publicitária. O mote é chamar a atenção para os 30 anos da luta contra a Aids no Brasil.

Crédito: Fernanda Sunega
Servidor orienta população sobre Aids

Crédito: Fernanda Sunega
Equipe de informação na praça sobre Aids posa para foto