Secretaria de Saúde realiza 184 testes no Dia Mundial de Luta contra Aids

03/12/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas realizou 184 testes rápidos de Aids na segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids. Os exames foram feitos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro e do Ouro Verde.  A campanha “Fique Sabendo”, com orientações e informações para a população, continua até a próxima sexta-feira, 5 de dezembro.

Os CTAs fazem, em média, 450 testes rápidos por mês. Em 1º de dezembro do ano passado foram 80 testes. De acordo com a infectologista e coordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas, Cláudia Barros, o diagnóstico precoce da doença garante mais qualidade de vida e reduz a transmissão da Aids. “Eventos como este são importantes porque disseminam informação e divulgam a testagem rápida”, afirma. 

Campinas tem 7.199 casos de Aids registrados entre 1981 e 2013. “Nos últimos cinco anos, a cidade vem mantendo a média de 260 novos casos por ano”, explica a médica. Segundo ela, a doença atinge mais homens do que mulheres. “Atualmente, os registros da doença são em pessoas com idade entre 20 e 50 anos”, afirma.

Durante toda a semana, os profissionais de saúde da cidade vão reforçar as orientações em relação à doença. Na sexta-feira,  último dia da campanha, serão realizados testes rápidos na Praça Bento Quirino durante todo o dia. 

Serviço:

CTA Centro: Rua Regente Feijó, 637 – Centro

CTA Ouro Verde: Avenida Rui Rodrigues, 3.434 – Jardim Letícia

Volta ao índice de notícias