Vacinação contra poliomielite e sarampo vai até dia 12 de dezembro

05/12/2014

Autor: -

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas, divulgou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Até quinta-feira, 4 de dezembro, foram aplicadas 42.310 doses contra o sarampo e 46.408 contra a poliomielite.

Voltada para crianças com até cinco anos de idade, a meta da campanha é atingir pelo menos 95% do público-alvo, formado por mais de 60 mil crianças. Em Campinas, a vacina contra a poliomielite atingiu 76,93% do público-alvo e a de sarampo, 80,19%.

A vacinação continua até 12 de dezembro nos 64 centros de saúde da cidade. Os pais devem levar carteira de vacinação da criança ou qualquer documento de identificação.

Sarampo

A 'Campanha de Seguimento contra o Sarampo' tem como público-alvo crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 50.124, ou seja, 95% dos 52.763 moradores de Campinas nessa faixa etária.

A 'Campanha de Seguimento' é realizada em um intervalo de dois a quatro anos. Todas as crianças devem tomar a vacina, independentemente do número de doses recebidas anteriormente.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, 145,7 mil pessoas morreram em decorrência do sarampo em todo o mundo. Em 2012, foram registradas 122 mil mortes. “Esses dados reforçam ainda mais a necessidade da vacinação”, comenta a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Maria Alice Satto.

Entre 1º de janeiro e 25 de outubro deste ano, foram confirmados 1.654 casos de sarampo nas Américas. No Brasil, desde 2012 ocorrem casos de sarampo na região Nordeste, nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Por isso, é importante que as crianças sejam vacinadas, lembrando que no período de férias, que se aproxima, muitas pessoas viajam para os estados onde ocorre a transmissão, além dos países da Europa e Ásia onde a transmissão também tem se mantido.

A vacinação contra o sarampo será adiada caso a criança esteja com febre ou tenha recebido imunoglobulina, sangue e derivados, pois essas situações podem comprometer a imunização. Os sintomas do sarampo são febre, conjuntivite, tosse, coriza e manchas avermelhadas.

Pólio

A vacina contra a pólio é destinada a crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Campinas, a meta é vacinar 95% das 60.327 pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a 57.310 crianças.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989, na região Nordeste. No Estado de São Paulo, o último caso foi confirmado em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

O continente americano recebeu o certificado de erradicação da doença em 1994. No entanto, ainda há dez países onde a pólio não foi erradicada.

“As pessoas transitam e, se não tivermos as medidas de Vigilância Epidemiológica adequadas, corremos o risco de uma reintrodução da doença. Por isso, é importante que as crianças recebam a vacina e, dessa forma, a erradicação da pólio seja mantida ”, explica a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Saúde (https://saude.campinas.sp.gov.br/) ou por meio dos telefones 156 e 160 (Disque-Saúde).


Crédito: Arquivo PMC
Meta é imunizar 95% das crianças com até cinco anos

Crédito: Arquivo PMC
Todos os CSs têm vacinas disponíveis até dia 12

Volta ao índice de notícias