Centro de Saúde Centro está na fase final do trabalho de informatização

05/12/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza e o presidente da Ima (Informática de Municípios Associados), Fábio Pagani, participaram nesta sexta-feira, 5 de dezembro, de uma demonstração da informatização do Centro de Saúde 'Mário de Campos Bueno Júnior' (CS Centro), resultado de uma parceria entre a IMA e a Secretaria de Saúde.

A informatização do CS Centro deve ser concluída até o final do ano, quando outras cinco unidades (CSs San Martin, Orosimbo Maia, Rosália, São Vicente e São Quirino) também receberão o mesmo serviço. Com isso, a rede passará a contar com nove unidades informatizadas, uma vez que os CSs Santo Antonio, São Marcos e Capivari já dispunham de rede informatizada. A Visa Noroeste será equipada em janeiro de 2015.

A expectativa é que todos os centros de saúde da cidade estejam informatizados até o final do próximo ano. “A informatização aumenta a qualidade do atendimento à população, pois permite que o histórico do paciente seja acessado rapidamente”, afirma o prefeito Jonas Donizette.

Equipamento

Para implantar a rede no CS Centro, a IMA realizou a troca de cabos, equipou a unidade com mais computadores e disponibilizou redes 3G para serem usadas na recepção e farmácia no caso de queda da rede convencional. Dessa forma, se a unidade ficar sem internet, os agendamentos e a distribuição de medicamentos não são prejudicados.

A equipe do Centro de Saúde será treinada pela IMA. A empresa também está digitalizando os documentos das quatro equipes de saúde da família da unidade.

A segunda etapa do projeto será a compra de tablets para o trabalho em campo dos Agentes Comunitários de Saúde das unidades informatizadas. A licitação para aquisição dos equipamentos está em andamento.

Crédito: Antônio de Oliveira
Jonas constata rapidez no acesso ao histórico do paciente

Crédito: Antônio de Oliveira
Informática também agilizará distribuição de medicamentos