Regiões Norte e Sudoeste recebem mutirão de dengue esta semana

11/12/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos, promove nesta semana uma megaoperação contra a dengue nas regiões Sudoeste e Norte da cidade, em bairros próximos ao Aeroporto de Viracopos e região dos Amarais.

Na região Sudoeste, onde desde agosto foram registrados 23 casos da doença, nos dias 9 e 10 de dezembro, houve bloqueio químico veicular, com aplicação de inseticida para matar o mosquito adulto da dengue. As próximas aplicações estão programadas para os dias 15 e 19 de dezembro.

Além disso, as equipes, com cerca de 200 profissionais, estão atuando em 181 quarteirões, a maioria na abrangência do Centro de Saúde (CS) Aeroporto. Também estão sendo trabalhadas áreas do DIC I e DIC III, com remoção e inviabilização de criadouros, limpeza de áreas públicas e de córregos, remoção de entulhos, busca ativa de pacientes com sintomas da doença e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

A previsão é abranger aproximadamente 7,2 mil imóveis dos bairros Vila Aeroporto, Aero Aeroporto, Filadélfia, Vila Borghi, DIC V de Março, Carlos Marighela, DIC VI, DIC II, Jociara e Jardim Rosalina. Não será necessariamente trabalhado o bairro todo, mas somente as áreas com transmissão. As ações serão realizadas também na próxima semana.

Nos dias 11 e 12 de dezembro, um mutirão de limpeza está sendo realizado na região Norte da cidade, nos bairros Vila Olímpia, Parque Cidade, San Martin, Campo Florido, Mirassol, CDHU, Jardim Campineiro, São Marcos e Santa Mônica. Mais de 100 mil moradores serão beneficiados com a estratégia.

Um contingente de 515 homens – sendo 255 reeducandos - será mobilizado para trabalhos que incluem remoção de resíduos, roçada de córrego e mato, arborização, corte de grama, poda, capinação e varrição. Além disso, seis equipes vão atuar em atividades de cata-treco e promover limpeza de bocas de lobo.

Na mesma região acontece bloqueio químico nesta quinta-feira, dia 11, no Jardim São Marcos. E, na sexta-feira, 12, remoção de criadouros e cata-bagulhos na Vila Padre Anchieta.

O biólogo Ovando Provatti, coordenador do Programa de Controle da Dengue da Vigilância em Saúde (Visa) Norte informou que estas áreas a serem trabalhadas apresentam situação ambiental complicada, com muitos pontos de descarte de resíduos. São locais que recebem ações com frequência, mas a reposição por parte dos moradores é muito rápida.

Provatti reforça que a medida mais eficaz no combate a dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor.

“Além da atuação do poder público, cada cidadão tem que cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da cidade. O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz.

Após as ações, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover a recuperação de áreas degradas por meio de plantio de árvores e de outras ações em matas ciliares. A Secretaria de Educação vai desenvolver atividades nas escolas nas próximas semanas.

Crédito: Arquivo PMC
Técnicos avaliam mostra de água