Prefeitura remove 1,5 mil toneladas de criadouros em ação contra a dengue

18/12/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, removeu na última semana, nos dias 11 e 12 de dezembro, 1,5 mil toneladas de criadouros em um mutirão de limpeza na região Norte da cidade. A ação ocorreu nos bairros Vila Olímpia, Parque Cidade, San Martin, Campo Florido, Mirassol, CDHU, Jardim Campineiro, São Marcos e Santa Mônica. Mais de 100 mil moradores foram beneficiados com a estratégia.

A ação compõe a frente de trabalho da Administração para a prevenção da dengue e chikungunya, já que implica no recolhimento de recipientes e de outros materiais que podem se constituir em criadouros do mosquito transmissor das duas doenças, o Aedes aegypti.

No mutirão, a Prefeitura mobilizou um contingente de 515 homens. Os trabalhos incluíram, além da remoção de resíduos, roçada de córrego e mato, arborização, corte de grama, poda e capinação, varrição, cata-treco e limpeza de bocas de lobo.

Ação intersetorial

O mutirão na região Norte integra uma série que contempla, em todas as regiões da cidade, áreas de risco para a dengue – áreas com transmissão e com disponibilidade de criadouros.

A série foi definida pela Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à dengue e chikungunya – as medidas de enfrentamento das duas doenças são as mesmas. Participam deste fórum as secretarias de Chefia de Gabinete; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; além da Defesa Civil e da Sanasa.

Máquina à toda

Muitos criadouros