Sanasa apresenta relatório de ações de controle ao mosquito da dengue

19/12/2014

Autor: -

A Sanasa, por meio da Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, apresentou na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro, o primeiro relatório das ações promovidas pela empresa para o controle da dengue.

A apresentação foi direcionada aos funcionários da Sanasa e contou com a presença do presidente Arly de Lara Romêo e do secretário de Saúde, Carmino de Souza, que abordaram alguns aspectos da doença e enfatizaram a necessidade de ações permanentes e integradas para a prevenção da doença.

O trabalho da Sanasa atende à diretriz da Prefeitura de potencializar de forma intersetorial as ações de combate à doença.

De acordo com o coordenador da Comissão, Junior Pilli, há duas etapas de ações. Uma delas é contínua e ocorre o ano todo, através dos programas Sanasa na Comunidade e Minha Escola na Sanasa, para alertar sobre atitudes que podem ser feitas para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença. Além disso, há ações específicas para serem executadas até o final do verão.

O secretário de saúde explicou que a Prefeitura criou a Sala de Situação de Dengue, espaço que visa a promoção de ações integradas de controle. “A melhor forma de prevenção é não deixar o mosquito nascer. A epidemia deste ano marcou muito a cidade de Campinas, mas as projeções para 2015 são menos graves do que deste ano”, ressaltou o secretário que também elogiou a participação da empresa de saneamento neste momento. “O engajamento da Sanasa é muito importante e bastante visível”, completou.

As ações de controle ao mosquito, para que se evite uma epidemia, segundo o presidente Arly de Lara, é uma questão não só de saúde, mas de todo o município. Na ocasião, ele agradeceu a parceria com a Secretaria de Saúde. “Estamos empenhados em participar destas ações e abertos a sugestões para o controle da dengue”, finaliza.

Operação Campinas Contra a Dengue

Durante a campanha ‘Operação Campinas Contra a Dengue’, uma das ações mais marcantes aconteceu na Vila Esperança, há um mês, na qual foram retiradas mais de 20 de toneladas de entulhos, pneus, baldes, garrafas e outros possíveis criadouros do mosquito. Cerca de 50 funcionários da Sanasa e representantes do Departamento de Limpeza Urbana, da Administração Regional e da Secretaria de Saúde participaram desta ação.

Apresentação de teatro em escolas e na Sanasa, visitas aos setores descentralizados da empresa, entrega de folhetos informativos junto aos escoteiros da cidade, adesivagem de carros com o distintivo da campanha são outros exemplos de ações que vêm ocorrendo para o controle do mosquito transmissor da dengue.

Crédito: Edivaldo Alves
Carmino e Romeo