Ação contra dengue abrange diversos bairros nesta quinta-feira

14/01/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas promove nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro, ações de prevenção à dengue em diferentes bairros de Campinas, nas regiões Norte, Noroeste, Sul e Sudoeste do município. As atividades incluem mutirão de limpeza, nebulização e trabalhos de educação e mobilização social. A estratégia integra a ofensiva do município contra a doença, deflagrada em agosto.

Na região Noroeste, a Vila Castelo Branco terá nebulização e ações de orientação, das 8h às 12h. O mesmo trabalho será realizado na região Sul, no Jardim Campituba. O bairro Vida Nova I, região Sudoeste, terá os caminhões para remoção de entulho e criadouros, assim como a Vila Santa Isabel, região de Barão Geraldo, Norte de Campinas. Os trabalhos começam às 8h e vão até às 16h.

O biólogo Ovando Provatti, coordenador do Programa de Controle da Dengue da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, lembra sobre a importância da ação da população no combate ao mosquito. “Além da atuação do poder público, cada cidadão tem que cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da cidade. O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz.

Como evitar

Para evitar a dengue chikungunya, é preciso não permitir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, alguns cuidados são essenciais:

- Evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias.

- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados.

- Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.