Calor intenso exige cuidados com crianças

19/01/2015

Autor: -

O calor intenso dos últimos dias exige cuidados especiais com o organismo, especialmente das crianças. Mantê-las hidratadas e protegidas do sol são indicações da médica pediatra responsável pela Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Saúde de Campinas, Tânia Maria Marcucci.

“É muito importante aumentar o consumo de líquidos, como água e sucos naturais”, explica. Segundo ela, não há contraindicação em relação aos sucos de caixinha, mas eles não possuem os mesmos nutrientes das frutas, além de poderem conter açúcares, corantes e conservantes. “Para saber se a criança está hidratada, verifique a diurese: se ela faz bastante xixi, é sinal que a ingestão de líquidos está suficiente”, orienta a pediatra.

Outra recomendação é quanto o uso de filtro solar, que é essencial para crianças a partir dos seis meses, e o FPS (fator de proteção solar) deve ser acima de 30. A exposição ao sol deve ser feita no início da manhã ou no final da tarde. “O horário entre 11h e 17h deve ser evitado no verão, pois é quando os raios ultravioletas são mais intensos”, destaca a Tânia.

O protetor solar precisa ser aplicado com pelo menos 15 minutos de antecedência à exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas. Esse cuidado deve ser redobrado quando a criança fica muito tempo brincando na água.

A ingestão de frutas frescas, legumes e verduras, sempre bem lavadas, são fundamentais para manter a criança saudável nessa época do ano.” Manter a casa arejada e vestir a criança de acordo com a temperatura são dicas simples, mas imprescindíveis para que a criança não sofra com o calor”, conta a médica.

Insolação

Caso a criança tenha se exposto ao sol excessivo e esteja com sintomas de insolação, como pele quente e avermelhada, dor de cabeça, tontura, pulso forte e rápido, sede intensa e falta de ar, deve-se fazer compressa fresca na pele e hidratação intensa, com ingestão de líquidos.

Vitamina D

As crianças e bebês devem tomar sol para ativar a produção de vitamina D no organismo, o que possibilita a absorção de cálcio pelos ossos e evita o raquitismo. O horário de exposição deve ser antes das 10 da manhã e após as 17 horas, em intervalos de 10 e 15 minutos.

Volta ao índice de notícias