Prefeitura cumpre etapa final do mutirão contra dengue e chikungunya

21/01/2015

Autor: -

A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas realizará, nesta quinta-feira, 22 de janeiro, e na sexta-feira, 23, a etapa final do mutirão de ações na Administração Regional (AR) 3, com o objetivo de eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

Os bairros que receberão as medidas continuam sendo Vila Miguel Vicente Cury, Vila Costa e Silva e Jardim Santa Genebra. Na primeira etapa, cumprida nos últimos dias 15 e 16, foram removidas 150 toneladas de entulho. A etapa final cuidará mais de “rotoques”, como limpeza de calçadas e operação tapa-buracos.

Estas e outras séries de atividades foram definidas pela Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à dengue e chikungunya Participam desse fórum as secretarias de Chefia de Gabinete; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; além da Defesa Civil e da Sanasa.

Cada diretoria da Secretaria de Serviços Públicos se encarrega de tarefas específicas. A Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar) cuida de remoção de lixo e de entulho, além de roçada de córregos e de mato. São empregados uma pá-carregadeira, duas retroescavadeiras, três caminhões-toco, cinco caminhões trucados e um rolo compactador.

O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) cuida de corte de grama, poda de árvores e capinação.São 60 funcionários.

O Departamento de Limpeza Urbana (DLU) faz cata-treco e limpeza de bocas-de-lobo.

Crédito: Fernanda Sunega
Limpando a área