Mário Gatti será integrado às Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa

28/01/2015

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti será a primeira instituição pública da cidade a ser integrada às Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (RedeComep), formada por 14 instituições de ensino, institutos de pesquisa e empresas de tecnologia interligadas por meio de uma rede de fibra ótica com 80 quilômetros de extensão. O anúncio foi feito pelo presidente da Informática de Municípios Associados (IMA), Fábio Pagani, que junto do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou da cerimônia de lançamento da RedeComep, realizada no auditório do Conselho Universitário da Unicamp, na segunda-feira, 26 de janeiro.  

O hospital vai integrar o projeto que visa criar redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa e a democratização do acesso ao conhecimento. A integração permitirá, por exemplo, a prática da telemedicina no Hospital Mário Gatti e, posteriormente no Hospital Ouro Verde e, no futuro, estender às outras unidades de saúde da rede pública de Campinas.  

"A conectividade entre vários institutos de pesquisa e a assistência é fundamental para tecnologia, telemedicina e todo o desenvolvimento educacional nas redes hospitalar, de atenção básica e de urgência e emergência", disse o secretário de Saúde, Carmino de Souza.  

A Prefeitura é parceira na instalação do projeto de Rede Metropolitana de Campinas. Existem atualmente 41 redes de alta velocidade em regiões metropolitanas do Brasil. A integração com os hospitais não tem data prevista porque depende de um equipamento que conecte a Rede Óptica Municipal de Campinas com a RedeComep. Fábio Pagani explica que a IMA não dispõe deste equipamento, mas que a Prefeitura já estuda formas de adquiri-lo.


Crédito: Arquivo PMC
O hospital

Volta ao índice de notícias