Região Sul recebe mutirão contra dengue/Chikungunya neste sábado

06/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, fará neste sábado, dia 7 de janeiro, um mutirão contra a dengue e Chikungunya nos bairros Jardim Fernanda, Campo Belo e Nova América, região Sul do município. O objetivo é eliminar criadouros e mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.

No bairro Nova América, as casas receberão nebulização entre 8h30 e 12h, trabalho envolvendo 18 pessoas. “A recomendação é que os moradores aguardem fora das residências enquanto é feita a nebulização e que permaneçam fora por cerca de uma hora”, explica a médica veterinária da Visa Sul, Marisa Denardi.

No mesmo horário, e serão colocadas telas em caixas d’água no Jardim São Domingos, com 27 pessoas trabalhando.

No Jardim Fernanda, caminhões e máquinas estarão fazendo limpeza e retirada de entulho e lixo na região desde esta sexta-feira, dia 6. Haverá limpeza de córregos, capinação, varrição e cata-treco. Serão cerca de 200 pessoas, entre reeducandos e funcionários públicos. A operação empregará motoniveladora, pá-carregadeiras, retroescavcadeiras, trator esteira, rolo compactador, irrigadeira, caminhões truk, caminhões toco e caminhões carroceria.

Os bairros Jardim Aeroporto, Distrito Industrial de Campinas (DIC) 5, DIC 6, Santo Antonio, Eldorado dos Carajás, DIC 3, DIC 4, Jardim Vista Alegre e DIC 2 também receberam limpeza desde quinta-feira, dia 5.

Estas e outras séries de atividades foram definidas pela Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à dengue e chikungunya. Participam desse fórum as secretarias de Chefia de Gabinete; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; além da Defesa Civil e da Sanasa.

Desde o início da ação, no meio do ano passado, já foram colocadas telas em mais de 15 mil caixas d’água, e são retiradas por dia cerca de três toneladas de entulhos e inservíveis pelos dois caminhões que prestam serviços para a Saúde.

“Além das ações da prefeitura, é imprescindível que a população cuide de seus espaços e dos espaços públicos. Para isso, é importante verificar se as caixas d’água estão vedadas, e que o descarte de materiais sejam feitos de forma correta. Estamos em uma época de chuva, com muitos locais que acumulam água e que podem se tornar focos de dengue”, ressalta a médica veterinária.

Como evitar dengue e chikungunya

Para evitar a dengue/chikungunya, é preciso não permitir a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, alguns cuidados são essenciais:

- Evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias.

- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados.

- Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Crédito: Arquivo PMC
Ação contra a dengue em bairro de Campinas