Cuidados simples evitam mosquito da degue e chikungunya durante viagens

13/02/2015

Autor: -

Durante o feriado de Carnaval, que para muitos começa nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, quem vai viajar precisa ficar atento para não deixar o mosquito Aedes aegypt, que transmite a dengue e chikungunya, se proliferar dentro de casa ou no quintal. O alerta vem do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa).

“Os vasos sanitários devem estar tampados, de preferência vedados com plástico e os ralos precisam permanecer fechados. Se não houver como fechá-los, basta aplicar uma solução de água e sal (uma colher de sopa de sal para cada litro de água), no vaso sanitário”, explica o médico sanitarista do Devisa, André Ribas Freitas.

Também é importante prestar atenção em objetos deixados nos quintais. “Se o animal for viajar, esvazie, vire as vasilhas, e as deixe abrigadas das chuvas. As lixeiras também podem acumular águas das chuvas, e devem ficar em local coberto durante a ausência do proprietário, assim como brinquedos, baldes e outros utensílios”, diz Freitas.

Todos os materiais com potencial para acumular água devem ser cuidados, avisa o Departamento. Tampinhas de garrafas pet esquecidas no quintal, por exemplo, ou vasos de plantas encharcados podem servir de local para o depósito de ovos do mosquito.

Garrafas descartáveis, copinhos usados e outros materiais inutilizados devem ser separados do lixo comum e descartados corretamente. As plantas não precisam receber muita água antes das viagens. Elas devem ser regadas normalmente, e os pratos precisam ficar cheios de areia para evitar o acúmulo de água.

Para viagens mais longas, é indicado deixar a chave de casa com alguém de confiança que, entre outras providências, pode regar periodicamente as plantas. As caixas d’água devem estar tampadas ou teladas, os quintais livres de entulho e garrafas viradas para baixo.

Volta ao índice de notícias