Secretarias mantêm ações contra o mosquito da dengue nesta sexta-feira

13/02/2015

Autor: -

Um mutirão contra a dengue reuniu, nesta sexta-feira,dia 13 de fevereiro, as Secretarias de Saúde; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Serviços Públicos, além de alunos da escola e integrantes da comunidade dos bairros Vila Abaeté, Jardim Nova Bandeirantes, Jardim San Diego, Jardim Nova Mercedes, Parque Eldorado, Parque das Camélias e Chácara Bacuri, região Sul de Campinas. Cinco caminhões foram utilizados para a remoção de criadouros e 50 mudas foram doadas para plantio e recuperação da nascente localizada na praça José Folegatti. A ação contou com apoio da Emdec e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.

A atividade, realizada das 9h às 13h, incluiu visita casa a casa para remoção de criadouros, ações de educação, informação e mobilização social e plantio de árvores. Durante toda a semana, foram distribuídos panfletos nas casas para que as pessoas deixassem todo o material inservível nas calçadas para recolhimento pela Prefeitura.

A ação contou, também, com apoio da Emdec e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu uma palestra para 150 alunos da escola do bairro, a Escola Estadual Salvador Bove. A palestra enfatizou a importância de manter as áreas verdes limpas, livres de resíduos, e a importância das árvores para as nascentes e cursos d´água.

Após a palestra, o educador ambiental Márcio Cristian Ferreira, da Secretaria do Verde, orientou as crianças para o plantio e manutenção de 50 mudas de árvores nativas nas proximidades da escola. O trabalho de educação ambiental terá continuidade nos próximos meses, com o cuidado e manejo das mudas.

“Quando a gente cuida do meio ambiente, das áreas verdes, evitamos diretamente a formação de criadouros, além de garantir a manutenção do volume de água nas nascentes e mananciais”, afirma Márcio Cristian.

Durante a atividade de casa em casa, equipes de saúde divulgaram orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue – que também transmite a febre chikungunya. Os técnicos reforçaram a importância de prosseguir com as medidas de prevenção, que incluem: manter as caixas d’águas e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras.

Os trabalhos de combate ao mosquito serão retomados na quarta-feira, dia 18 de fevereiro, com colocação de telas em caixas d’água no Centro, região Leste de Campinas.

Na quinta-feira, dia 19, haverá nebulização no Paranapanema (Sul) e caminhão com remoção de criadouros nas regiões Sudoeste e Norte.

No dia 20, sexta-feira, o Parque Universitário (Sul) receberá bloqueio químico (nebulização) e os caminhões estarão nas regiões Sudoeste e Leste.

A nebulização no Parque Universitário se repete no sábado, dia 21.

Campinas registrou este ano 211 casos de dengue.


Foto: Agente em ação contra a dengue
Crédito: Arquivo PMC

Volta ao índice de notícias