Foliões contarão com estrutura completa durante o Carnaval "Vem que tem"

13/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas preparou uma estrutura completa para os foliões que vão curtir o Carnaval 2015 'Vem que tem'. A festa começa nesta sexta-feira, 13, com o show do Neguinho da Beija-Flor, no Largo do Rosário. A programação completa pode ser consultada no http://campinas.sp.gov.br/governo/cultura/carnaval2015.php .

Mais de 20 profissionais da Saúde – médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem - estarão nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Posto Médico Avançado, que será montado nos dias 15 e 16, domingo e segunda-feira, durante os desfiles.

Quatro ambulâncias ficarão posicionadas na Avenida Francisco Glicério, sendo uma com estrutura de UTI, que será utilizada para transferir pacientes aos hospitais em casos graves.

O Posto Médico Avançado terá uma estrutura de 70 metros quadrados que funcionará como Pronto-Socorro e oferecerá condições de atendimento a todos os casos urgentes.

Distribuição de camisinhas

Durante os desfiles, apresentações do trio elétrico e dos blocos de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites virais, irá distribuir preservativos masculinos. A ação, que tem por objetivo ampliar o acesso aos preservativos e enfrentar as doenças sexualmente transmissíveis e seus agravos, irá envolver 50 profissionais de saúde. A estimativa é que 90 mil preservativos sejam distribuídos.

Defesa Civil

Durante os desfiles de Carnaval, a Defesa Civil de Campinas estará com equipe de plantão e dará suporte necessário ao Samu e outros órgãos públicos presentes nos desfiles. A Defesa Civil terá atendimento 24h, pelo telefone 199.

Segurança

A segurança na Avenida Francisco Glicério terá os efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar (PM), que atuarão nos arredores dos desfiles.

O Carnaval de Campinas conta, também, com o apoio da Base Móvel da Guarda Municipal. O veículo atuará em conjunto com os demais equipamentos da Central de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) espalhados pela cidade.

Foram contratados seguranças particulares e brigadistas.

Trânsito e transporte

A Avenida Francisco Glicério, entre as avenidas Moraes Salles e Benjamim Constant, em ambos os lados, terá as ruas adjacentes interditadas ao trânsito de veículos nos dias 15 e 16 (domingo e segunda-feira), das 17h às 4h. Serão 28 pontos de bloqueio nos dois dias de desfile na Avenida Francisco Glicério. Já na abertura, dia 13 de fevereiro (sexta-feira), acontecerão bloqueios parciais na Av. Franciso Glicério, Av. Campos Salles, Rua General Osório e Rua Barão de Jaguara, entre 19h e 23h.

A Emdec irá contar com 110 agentes nos dois dias de desfile (55 agentes em cada dia). Na abertura do Carnaval, no Largo do Rosário, com o show do Neguinho da Beija-Flor, serão 10 agentes.

Haverá 28 funcionários na fiscalização do transporte público e do cumprimento de itinerários e horários de ônibus.

Serão disponibilizadas 8 linhas do Corujão todos os dias, 14 linhas especiais com horários noturnos e 39 carros na frota reserva.

Apoio

Haverá duas tendas: uma de apoio à população e outra para pessoas com deficiência. Ao longo da Avenida Francisco Glicério serão instalados 90 banheiros químicos, sendo 8 para pessoas com deficiência.

Limpeza

A Prefeitura destacou 60 pessoas e seis caminhões para recolher o lixo deixado pelos espaços onde haverá programação de Carnaval.

Equipes do SAMU vão trabalhar durtante o Carnaval
Crédito: Antonio Oliveira