Prefeitura intensifica ações contra a dengue com nebulização na região Sul

23/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas intensifica a partir desta terça-feira, 24 de fevereiro, a megaoperação de combate à dengue e chikungunya na região Sul da cidade, nos bairros de abrangência dos Centros de Saúde Fernanda e Campo Belo. A ação se dará por meio de bloqueio químico – nebulização com inseticida para matar o mosquito adulto da dengue, das 18 às 22 horas, e terá duração de 20 dias, divididos em cinco etapas.

O reforço será realizado pelas equipes da Sucen no formato veicular, ou seja, com máquina acoplada ao veículo – um carro passa nas ruas pulverizando o produto químico. A nebulização visa bloquear a transmissão e é feita com base em rigorosos critérios técnicos.

Desde o início de 2015, estas duas comunidades registram transmissão de dengue e têm recebido mutirões de limpeza, remoção de entulhos, cata-treco, telagem de caixas d’água e atividades de comunicação e de mobilização social.

O bloqueio veicular conta com a parceria das Secretarias de Serviços Públicos e de Comunicação, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen).

A ação intensificada, com bloqueio químico, será dividida em cinco etapas: a primeira nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro; a segunda em 27 e 28 de fevereiro e 2 de março; a terceira nos dias 3, 4 e 5 de março; a quarta nos dias 6, 9 e 10 de março; e a quinta nos dias 11, 12 e 13 de março.

Antes do bloqueio químico, as famílias serão orientadas sobre como preparar o domicílio. As informações serão propagadas por meio de carros de som, que vão passar antes nas ruas a serem trabalhadas, e por folhetos distribuídos nos domicílios. No momento da aplicação, o morador deve deixar portas e janelas abertas e manter luzes acesas.

Nesta primeira etapa (24, 25 e 26 de fevereiro), a nebulização será no Bairro Jardim Fernanda 1,nas ruas Euclides Cardia, Santo Feltrin, Antônio Abdala, Sid Guimarães Leme, Asdrubal Ferreira Batista, José Romualdo de Oliveira, José Bognoni, Raimundo Capellino, Micaela S. Neves, Djalma Moscoso, Manuel F. Santos, Robler Roberto Ambrosano, Angelina C. Abdala.

No Bairro Jardim Fernanda 2, as ruas de abrangência serão Vítor B. Filho, Apostal Sotir Tako, Cléber Saturnino Ferreira, Paulo Gracindo, Carlos J. Santos, Walfred Carchel, Professora Estevam Guedes, Lourival de Almeida, e Dib Zogaeb.

Também recebem nebulização veicular as ruas Gerônimo Mendonça, Progresso, Rosa Porto, Angelim de Castro e 23, Bairro Jardim Itaguaçu 1, e Ruas Um, Dois e Três, no Bairro Jardim Itaguaçu 2.

No Bairro Dom Gilberto, as Ruas Um, Dois, Três, Quatro, Cinco, Nove, 10, e Rua Laércio de Oliveira, também terão a ação. As ruas Moacir Tramarin, Geraldo Nucci, Pedro Paulo Colombari, Bairro Jardim Santa Maria 2, também fazem parte desta primeira etapa.

Dependendo das condições climáticas o cronograma das ações pode ser alterado.

Prevenção deve ser contínua

A Secretaria de Saúde ressalta que a nebulização não é uma ‘ação milagrosa’ e que o mosquito volta a se proliferar em uma semana nas áreas nebulizadas, caso as pessoas reponham os criadouros.

Segundo o médico sanitarista do Devisa, André Ribas Freitas, a medida mais eficaz no combate à dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor.

“É imprescindível que a comunidade tenha esta compreensão. O poder público precisa e está fazendo sua parte na limpeza e organização da cidade e nas ações mais específicas de controle da doença. Mas cada um tem que ser responsável e cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da cidade. O combate à dengue exige o envolvimento da população. É necessário um trabalho conjunto e diário”, diz o médico.

Campinas registrou 211 casos de dengue em 2015.

Crédito: Arquivo PMC
Carro da Sucen faz nebulização