Reunião de trabalho aborda a reserva de água nos hospitais

04/03/2015

Autor: -

A Diretoria Executiva da Sanasa realizou na tarde desta quarta-feira, 3 de março, uma reunião de trabalho com vários representantes de hospitais e complexos penitenciários de Campinas. O objetivo foi orientar sobre a reservação de água nas unidades. Além dos diretores da Sanasa, esteve presente o secretário de Saúde, Carmino de Souza, que aproveitou a oportunidade para falar sobre a dengue no município. Para ele, tão importante quanto a reservação de água é o combate ao mosquito Aedes aegypti.

"Temos que ter consciência de que água é fundamental para nossa sobrevivência, mas que também é esta mesma água que pode trazer o mosquito da dengue. Temos que saber reservar, principalmente em nossas unidades de saúde. Um ovo do mosquito pode ficar anos em um lugar seco, mas basta uma gota de água para ele eclodir e virar o mosquito da dengue", ressaltou Carmino.

O secretário salientou, ainda, a importância da reunião realizada pela Sanasa, mostrando total preocupação quanto à capacidade de armazenamento das unidades de saúde. "Esta reunião é muito importante e quero aqui agradecer o presidente Arly de Lara e toda sua equipe de diretores por esta reunião, que traz uma importante orientação para a quantidade necessária de reservação de água potável em caso de crise", disse Souza.

Os técnicos da Sanasa fizeram um levantamento que apontou a disponibilidade de reservação de água potável nas unidades de saúde e prisionais do município. De acordo com o levantamento, apenas algumas unidades têm reservação suficiente para mais de 48 horas de abastecimento, independente da distribuição de água da Sanasa. Esses dados foram compilados pela diretoria Comercial da empresa de saneamento de Campinas, que se colocou à disposição das unidades para orientar sobre a quantidade ideal de reservação.

Profissionais da diretoria técnica da empresa apresentaram aos representantes das unidades de saúde e prisionais de Campinas o plano de abastecimento em caso de crise, que foi solicitado pelo prefeito Jonas Donizette. Neste plano, algumas unidades terão redes exclusivas de abastecimento, dispensando o uso de caminhões pipa. Já para as unidades que não dispõem de redes exclusivas de abastecimento, a Sanasa colocará à disposição caminhões pipa para o abastecimento. O presidente da Sanasa, Arly de Lara, destacou a importância deste plano solicitado pelo prefeito, mas reforçou a necessidade de as unidades aumentarem a sua reservação.

"Estamos hoje com uma situação muito confortável em questão de água. O Rio Atibaia, que abastece 95% da cidade de Campinas, está com uma vazão muito boa, quinze metros cúbicos por segundo, e ele já chegou no mês passado a quarenta metros cúbicos por segundo. Digo que a crise passará, mas a lição ficará. A pedido do prefeito Jonas Donizette, temos este plano de abastecimento que prioriza as unidades de saúde e prisionais, mas ressalto que vocês têm que ter uma boa reservação de água, isso é muito importante", ressaltou Arly de Lara.

Crédito: Manoel de Brito