Ações contra a dengue na região Sul beneficia mais de 43 mil pessoas

11/03/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde já promoveu ações contra dengue - bloqueio químico, retiradas de criadouros, colocação de telas em caixas d’água, orientação e mobilização social – em 10.840 imóveis, beneficiando mais de 43 mil pessoas na abrangência dos centros de saúde Campo Belo, São Domingos e Jardim Fernanda, na região sul de Campinas.

As três localidades juntas constituem-se na área com maior incidência da doença na cidade, 311 casos confirmados nos dois primeiros meses deste ano. No local, o principal criadouro do mosquito tem sido os recipientes com água armazenada. Neste sentido, a Prefeitura tem feito ações de casa em casa, orientando sobre o armazenamento correto de água e distribuindo telas para tapar esses recipientes; intensificado no dia 23 de fevereiro com o início de nebulização com inseticida para matar o mosquito adulto. Até o final das ações, 18 mil imóveis devem receber ações somente na área de abrangência dos três centros de saúde.

Nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de março, os trabalhos continuam com bloqueio químico na área de abrangência do Centro de Saúde da Vila Ipê, abrangendo cerca de 420 imóveis. A mesma ação será feita na Vila Georgina e Paranapanema, que deve contemplar 750 imóveis.

Cerca de 50 profissionais estão realizando a colocação de telas em caixas d’água na área de abrangência do Centro de Saúde Faria Lima, no entorno da antiga rodoviária, também nesta quarta e quinta-feira.

No Jardim Fernanda, 1.600 imóveis serão percorridos pelos funcionários da prefeitura, que irão de casa em casa orientando moradores, inviabilizando criadouros e explicando sobre a doença e seus sintomas. Se alguém for identificado com sinais de dengue, os agentes orientam a buscar assistência no centro de saúde.

“Também orientamos a população que armazena água a colocar duas colheres de sal para cada litro de água ou uma colher de água sanitária para cada 5 litros”, explica a coordenadora de dengue da VISA Sul, a bióloga Heloísa Malavasi. “Isso inviabiliza a água como criadouro do Aedes aegypt, transmissor da dengue e chikungunya”.

Outras regiões

Na região Leste, os moradores do Taquaral estão sendo orientados sobre dengue e chikungunya. Os profissionais também fazem busca ativa, ações educativas em escolas e igrejas e bloqueio químico, na quinta-feira, 12.

Na sexta-feira e no sábado, dias 13 e 14, as equipes farão nebulização nos bairros Jardim Conceição e Imperial, em Sousas. Um arrastão também está programado para a retirada de criadouros nos dois bairros.

Na região Sudoeste, haverá retirada e inviabilização de criadouros nesta quarta e quinta-feira, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, Melina e Rosalina. Os mesmos bairros recebem bloqueio químico na segunda e na terça-feira, dias 16 e 17 de março, ação que será estendida para o bairro Ouro Preto. Cerca de 15 profissionais estarão envolvidos com as ações.

As ruas próximas à Avenida Brasília, no Jardim Roseira, região Noroeste, terá remoção de criadouros nesta quarta-feira pela manhã, com uma equipe de 12 pessoas. No período da tarde, a mesma equipe percorrerá pontos de risco e denúncias do 156, fazendo remoção de criadouros e orientação da população.

Na quinta-feira as equipes continuam o trabalho de casa em casa nos bairros da região, com orientação de moradores.

Na segunda, terça e quarta-feira, será a vez da área de abrangência da Vila Perseu de Barros receber as visitas e o trabalho de remoção de criadouros com caminhão. A ação será das 8 às 17 horas.

Nos bairros do Parque Via Norte e Josino, na região Norte, nesta quarta-feira as equipes farão visita de casa em casa, orientando a população para o trabalho de remoção de criadouros que será feito na quinta-feira, dia 12, no período da manhã.

No dia 16, segunda-feira, será feita a nebulização nos bairros Boa Vista e Via Norte, período da manhã. Cerca de 30 agentes estarão envolvidos na ação. No dia 17, terça-feira, o caminhão fará ação de cata treco no San Martin.

E no dia 19, quarta-feira, haverá uma palestra de conscientização no Ceasa, com vistoria do local. A palestra terá início às 9 horas.

Segundo o médico infectologista coordenador da ação de dengue do município, André Ribas Freitas, é necessária a colaboração da população no combate à doença. “A Prefeitura tem feito sua parte na limpeza e organização da cidade, nas ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental e por meio de campanhas de informação e mobilização social. Mas as medidas só terão efeito se cada um cuidar do próprio espaço, do próprio quintal, da sua rua, do seu bairro”, afirma.

Em 2015, em Campinas, foram confirmados 614 casos de dengue em janeiro e 274 em fevereiro (balanço até o dia 4 de março).

Crédito: Arquivo PMC
Ação contra a dengue