Mário Gatti anuncia implantação de novos projetos de obras e gestão

11/03/2015

Autor: -

O presidente do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta, anunciou nesta quarta-feira, 11 de março, a implantação de novos projetos de melhorias estruturais, de gestão e assistência para a unidade hospitalar em 2015. As medidas visam ampliar e qualificar a assistência aos pacientes e melhorar as condições de trabalho dos servidores. O anúncio foi feito na Câmara de Vereadores, durante reunião da Comissão de Saúde presidida pelo vereador Gilberto Vermelho.

Os projetos foram elaborados a partir de uma análise SWOT, ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição.

Segundo Marcos Pimenta, o estudo apontou a necessidade de projetos em 5 áreas: ensino; assistência, gestão de processos e pessoal, gestão externa e obras/contratações.

O presidente do Mario Gatti ressaltou a seriedade do estudo. “Todos os projetos foram apontados a partir de estudos criteriosos de eficiência, necessidade e viabilidade econômica, seguindo padrões de transparência”, declarou.

Entre os projetos apresentados, o presidente do Mario Gatti detalhou o processo para contratação de serviços especializados na gestão e operação logística de fluxo de materiais médicos, de medicamentos, de consumo e permanentes. Esta contratação será realizada por meio de licitação na modalidade pregão presencial.

Pimenta explicou que a empresa contratada fará não só a gestão da farmácia, mas de todos os insumos, como materiais de trabalho, limpeza e medicamentos. Para fazer a gestão a empresa vai ter que fazer investimentos em softwares modernos capazes de auxiliar no processo de melhoria, controle e modernidade administrativa.

“O hospital vai contar com um controle automatizado seguindo a linha de início ao fim do insumo. Haverá um monitoramento criterioso sobre estoque, saída e utilização dos insumos, com expectativa de uma economicidade em torno de 30%”, disse. O controle seguro do estoque significa que não precisamos mobilizar valores para a viabilização de compras preventivas. Além disso, teremos segurança sobre possíveis desvios de insumos”, disse.

O presidente também confirmou a aquisição de sistema para implementação de registro eletrônico de frequência dos servidores.

Segundo o presidente do Mario Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta, as contratações representam grande modernidade dentro das prerrogativas legais e o hospital vai continuar com a gestão de compras por meio de processos licitatórios.

“Toda a parte de licitação de compras é do município. Não vamos transferir a grande responsabilidade da compra de insumos. Todos os pregões são públicos e transparentes e a população pode acompanhar os processos pela internet.

Ponto Eletrônico

O presidente do Mario Gatti também ressaltou a importância da aquisição de sistema para implementação de registro eletrônico de frequência dos servidores lotados no hospital, por meio de sistema de ponto eletrônico.

Marcos Pimenta explicou que a implantação do sistema é uma orientação do Ministério Público de Trabalho e que vai auxiliar a unidade hospitalar no controle e acompanhamento do cumprimento da carga horária dos servidores.

“Nós não compactuamos com a ilegalidade. Não aceitamos o não cumprimento da carga horária. Acreditamos na eficiência do novo sistema para auxiliar a unidade hospitalar no controle de horários e permanências dos funcionários, de acordo com cada carga horária” declarou.

Licitações

Os processos para a contratação de serviços especializados na gestão e operação logística de fluxo de materiais médicos, de medicamentos, de consumo e permanentes, e aquisição de sistema para implementação de registro eletrônico de frequência dos servidores devem ser publicados no Diário Oficial do Município (DO) ainda nesta semana.

Crédito: Divulgação Câmara Municipal
Presidente do Mário Gatti anunciou medidas na Câmara Municipal