Campinas tem campanha "Rins saudáveis para todos"

11/03/2015

Autor: -

Para marcar o Dia Mundial do Rim, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), em parceria com o Instituto do Rim e Clínica Humânitas, realiza nesta quinta-feira, 12 de março, a campanha “Rins Saudáveis para Todos”.  O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campinas. 

As atividades acontecerão em duas etapas, das 8h às 18h. A primeira será das 8h às 12h,  no Largo do Rosário, quando serão realizadas entrevistas com a população. As pessoas que apresentarem algum fator de risco para a doença renal crônica serão encaminhadas para exames na sede social da SMCC (Rua Delfino Cintra, 63), segunda etapa do evento.

Das 14h às 18h, especialistas realizarão exames de urina, diabetes e creatinina, além de aferição da pressão arterial e avaliações de obesidade (cálculo de índice de massa corporal - ICM e circunferência abdominal) e da qualidade de vida para um diagnóstico precoce da doença renal crônica. Os casos mais graves serão encaminhados para tratamento no SUS, com equipe multidisciplinar especializada em nefrologia.

Semana de Prevenção

A campanha de prevenção da doença renal crônica acontece em 180 países desde 2002. O objetivo é alertar a população, comunidade médico-científica e autoridades públicas para o problema, responsável por mortes prematuras. A doença renal crônica é incapacitante nos seus estágios finais e leva a procedimentos de alta complexidade.

Na campanha de 2014, 512 pacientes foram triados. Duzentos e seis foram orientados a realizar coleta de exame de creatinina e 50% apresentaram exames alterados.  Quinze pessoas eram portadoras de doença renal crônica em estágio avançado e não sabiam. Seis pessoas estavam em emergência e foram encaminhadas para o serviço de urgência.

O evento também conta com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira, Fundação Roberto Rocha Brito, Hospital Vera Cruz e Acadêmicos Voluntários das Faculdades de Medicina da Unicamp, PUC Campinas e São Leopoldo Mandic.

Volta ao índice de notícias