Educação e Saúde lançam Revista Educativa de Prevenção à Dengue

12/03/2015

Autor: -

Com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e combate à dengue, a Secretaria Municipal de Educação lançou na tarde desta quinta-feira, dia 12 de março, uma revista educativa sobre o assunto. Concebida de forma interativa, lúdica e com um conteúdo voltado exclusivamente para o tema, o material pedagógico será fornecido, a partir desta sexta, dia 13, para os 45 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

O evento para a apresentação dos exemplares foi realizado no Salão Vermelho da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Jonas Donizette e dos secretários de Educação, Solange Villon Kohn, e de Saúde, Carmino de Souza, além de vereadores. Representando a rede municipal de ensino estavam os alunos das escolas de ensino fundametal João Alves dos Santos (Vila Boa Vista), Maria Pavanatti Fávaro (Jardim Aeroporto), Cemefeja Paulo Freire (Centro) e Emei Luciane Vilela (Campo Belo).

“As crianças e adolescentes são insistentes, observadores, têm um poder de convencimento grande e são multiplicadores de informação. Estamos unindo esforços na prevenção à dengue. E as crianças são agentes importantes neste combate”, disse o prefeito Jonas Donizette.

As revistas educativas foram desenvolvidas pela editora Ediouro que, por meio da sua coleção Coquetel, desenvolveu conteúdos didáticos exclusivamente voltados para o tema da dengue e para os estudantes da rede municipal de ensino de Campinas. A parte pedagógica de cada revista foi acompanhada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação enquanto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde forneceu informações técnicas.

Para os alunos da Educação Infantil, as revistas contêm atividades como 'pinta-pontos', 'ligue-ligue', 'labirinto', 'a sombra' e 'código secreto'. O material voltado para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz um conteúdo mais elaborado, para acompanhar a faixa etária e o nível de conhecimento destes estudantes. Nestes exemplares há exercícios como: 'caça-palavras', 'risque as letras', 'criptograma', 'diretox', entre outros.

“Estamos levando para a Rede um componente estratégico que ajudará na prevenção à dengue. Nosso foco de trabalho com os alunos é a informação, conscientização e prevenção. O tema dengue entrou no projeto pedagógico das escolas”, afirmou a Secretária de Educação, Solange Pelicer. “O que estamos fazendo aqui é algo que permanecerá por muito tempo”, falou Carmino de Souza, Secretário de Saúde.

Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido atividades pedagógicas em sala de aula com o intuito de conscientizar os estudantes para a prevenção da dengue e chikungunya e torná-los multiplicadores, em suas famílias e nos bairros.

Esses estudantes também aprendem por meio de aulas práticas, participando de mutirões de limpeza, dentro e no entorno das escolas. Assim, aprendem a identificar e erradicar possíveis criadouros do inseto.

Crédito: Carlos Bassan
Prefeito mostra revista e recebe abraço de aluna

Crédito: Carlos Bassan
Alunos com máscara do mosquito durante lançamento