Dia D da campanha contra o HPV será neste sábado. Veja locais de vacinação

13/03/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 14 de março, o “Dia D” da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), sendo também uma medida de prevenção contra o câncer de colo de útero. Entre 8h e 17h, os 64 centros de saúde e os cinco postos volantes da cidade estarão abertos para vacinar meninas com idade entre 9 e 13 anos. A vacina é utilizada na prevenção do câncer do colo do útero.

Neste ano, a vacinação é voltada, prioritariamente, para crianças de 9 a 10 anos. A meta é atingir 80% das 22 mil crianças nesta faixa etária. Quem tiver entre 10 e 13 anos, público alvo da campanha do ano passado, também pode receber a dose.

A campanha termina em 10 de abril. Depois de encerrado período, as doses continuarão disponíveis nas unidades de saúde para as faixas etárias contempladas.

Clique no link https://saude.campinas.sp.gov.br/eventos/eventos_2015/vacinacao_HPV/Postos_vacinacao_HPV_14_03_2015.pdf para conferir os postos de vacinação do “Dia D”.

Vacina

A vacina contra o HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, quando foi disponibilizada para meninas de 11 a 13 anos, que continuarão a ser vacinadas. Neste ano, a vacina passa a estar disponível também para meninas de 9 a 10 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda é aplicada com intervalo de seis meses a partir da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

Segurança

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Sobre o HPV

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.

Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos no Brasil.

Volta ao índice de notícias