Campinas aplicou 1698 doses contra HPV em meninas de 9 a 13 anos

16/03/2015

Autor: -

Balanço divulgado nesta segunda-feira, 16 de março, pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa) indica que 6,82% das meninas de 9 a 13 anos foram vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) desde o início da Campanha de Vacinação, dia 10 de março.  

A meta é atingir 80% das 22 mil meninas campineiras de nove a onze anos e o objetivo principal é prevenir contra o câncer de colo de útero. A vacina continua disponível nos 64 centros de saúde do município até o dia 10 de abril.

Campinas está acima da média estadual, que foi de 3,83%, e da média nacional, de 2%. O “Dia D” foi realizado no último sábado, dia 14 de março. 

 “As meninas que tomaram a primeira dose no ano passado e não fizeram a segunda dose também podem procurar o Centro de Saúde, assim como as meninas de até 13 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina”, explica a coordenadora do programa municipal de imunização, Andréa Barbosa.

 Desde o dia 10, foram aplicadas 1516 primeiras doses e 182 segundas doses, continuando o esquema vacinal iniciado no ano passado.

 Vacina

 A vacina contra o HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, quando foi disponibilizada para meninas de 11 a 13 anos, que continuarão a ser vacinadas. Neste ano, a vacina passa a ser disponibilizada também para meninas de 9 a 11 anos.

 Em 2016, começarão a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos. A vacina também está disponível para mulheres que convivem com HIV, dos 9 aos 26 anos.

 O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda é aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

 O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012. Esses dados estão no Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que será divulgado nesta semana.

 O objetivo do documento é auxiliar os usuários, em especial os profissionais de saúde pública, no planejamento e avaliação das ações necessárias à prevenção e ao controle do câncer. Com a vacinação contra HPV, o Brasil pode ter sua primeira geração de mulheres livres deste tipo de câncer.


Crédito: Arquivo PMC
Vacinas continuam disponíveis nos Centros de Saúde

Volta ao índice de notícias