Secretaria de Saúde divulga novo balanço de casos de dengue

17/03/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que até esta segunda-feira, 16 de março, foram confirmados 1.697 casos de dengue no município. Deste total, 823 são de pessoas que contraíram a doença em janeiro, 839 são de fevereiro e 35, de março.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) tem, ainda, 5.050 casos em investigação - que aguardam resultados de exames laboratoriais para a confirmação ou descarte. Outros 2.475 casos que eram suspeitos foram descartados após exames de sorologia.

Uma morte foi confirmada. Trata-se de um homem de 78 anos, morador da região Leste da cidade. Não há casos notificados de chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue.

Os meses de janeiro a maio, historicamente, são os de maior incidência da dengue, por conta do calor e das chuvas, sendo o pico em abril.

Determinantes

Este ano, as autoridades de saúde pública ressaltam que a situação conta com outros fatores favoráveis à dengue. Houve um aumento de mais de 139% das notificações em todo o País em janeiro e fevereiro deste ano, comparado com o mesmo período em 2014. Além disso, muitos municípios paulistas e da região enfrentam epidemia da doença. Tudo isto acrescenta um risco maior de ocorrência da enfermidade em Campinas.

Somado a isso, ainda há a situação climática, já que fez mais calor nos últimos meses do que a média histórica registrada no mesmo período nas décadas anteriores. Outro determinante foi a a escassez de água, situação que levou as pessoas a estocar o produto em reservatórios domésticos sem a devida proteção, de forma que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Alerta

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que está alerta a todos estes determinantes, com equipes preparadas para a assistência aos pacientes. Os Centros de Saúde com maior número de casos já organizaram os fluxos de assistência para atender com maior agilidade os casos suspeitos da doença. Foram promovidas reuniões com representantes dos hospitais para sensibilizar equipes sobre a doença e atualizar sobre o manejo clínico (que estabelece protocolo de cuidados com o paciente). O laboratório municipal de análises clínicas se adequou para priorizar e agilizar o resultado dos exames.

Ações reforçadas

As ações de combate foram reforçadas em todas as regiões da cidade e medidas inéditas foram agregadas ao programa de controle e prevenção. Uma das inciativas foi a sanção, nesta segunda-feira (16 de março), pelo prefeito Jonas Donizette, da lei que impõe obrigações aos proprietários quanto à limpeza dos imóveis fechados. O objetivo é a preservação da Saúde Pública, neste momento com foco na prevenção da dengue e chikungunya. Segundo estimativa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), há 15 mil imóveis fechados para aluguel ou venda na cidade.

Números do combate à dengue

420 mil toneladas de entulhos foram removidas desde 2013, pela Secretaria de Serviços Públicos em todas as regiões da cidade;

20 mil caixas d'água foram teladas;

3 mil toneladas de criadouros (potes, latas, garrafas, etc) são removidas diariamente pelas equipes de saúde;

400 proprietários têm sido notificados por mês para fazer a limpeza de seus terrenos;

2.791 foram notificados a manter suas calçadas em ordem;

200 mil imóveis foram visitados pelas equipes de saúde desde 2014 em toda a cidade para remoção de criadouros e para ações de educação e mobilização social;

900 prédios públicos, entre escolas, centros de saúde e outros, estão sendo vistoriados pela Sanasa para manutenção e telamento de caixas d'água;

52 mil alunos vão receber revistas educativas com informações sobre dengue.

Crédito: Arquivo PMC
Ação de limpeza contra a dengue