Orientações sobre dentição de bebês marcam o "Dia de Saúde Bucal"

19/03/2015

Autor: -

Para marcar o “Dia Mundial da Saúde Bucal”, comemorado nesta sexta-feira, 20 de março, a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o encontro” Odontologia para o Bebê e a Gestante- o que devo fazer?”. 

A palestra, que será proferida pela odontopediatra da ACDC, Silvia Ribeiro Roda, é voltada para mulheres grávidas assistidas pela rede municipal de saúde de Campinas. 

No encontro, as gestantes vão receber orientações sobre a importância do aleitamento materno e os vários aspectos que envolvem a odontologia para bebês. Entre os temas abordados estarão a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pela mãe, os cuidados com os dentes de leite, a importância do dente de leite na formação da dentição permanente, higiene e os cuidados com a ingestão de açúcar. 

O evento foi amplamente divulgado na rede básica de saúde e as participantes fizeram inscrições prévias nos Centros de Saúde das regiões onde residem.

O encontro será realizado às 13h45 desta sexta-feira na sede da ACDC, que fica na rua Francisco Bueno de Lacerda, nº 300, no Parque Itália. 

Odontologia para bebês 

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia voltada para a saúde bucal dos bebês e crianças. Seus cuidados abrangem da prevenção até a educação e motivação para a conquista da saúde bucal permanente. 

A atuação do profissional começa com a gestante, orientando-a quanto aos cuidados com a sua saúde bucal e a do bebê que está para chegar. Depois, deve prosseguir com o acompanhamento do bebê, desde o aparecimento dos primeiros dentinhos, continuando por toda a infância, até a adolescência. 

A meta da especialidade é fazer com que o paciente chegue à vida adulta com um sorriso saudável, sem medo do tratamento odontológico. 

Parceria 

A Prefeitura Municipal de Campinas e a Associação de Cirurgiões Dentistas (ACDC) mantêm várias parcerias visando a assistência da saúde bucal da população.  

Entre os projetos conjuntos estão as campanhas de prevenção e detecção precoce de Câncer Bucal e o atendimento na Clínica de Diagnóstico Bucal, que fica localizada na sede da ACDC.


Crédito: Divulgação
Escovação deve começar cedo

Crédito: Divulgação
Fio dental também é importante

Volta ao índice de notícias