Campinas recebe helicóptero Águia para atendimento médico de urgência

25/03/2015

Autor: -

Um helicóptero Águia, modelo Esquilo, foi entregue à Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas, da Polícia Militar, pelo governador Geraldo Alckmin, para ser utilizado em resgates aeromédicos. A entrega aconteceu nesta quarta-feira, 25 de março, na sede da corporação, com a participação do prefeito Jonas Donizette.

Durante a cerimônia, Jonas afirmou que é fundamental para Campinas contar com mais uma aeronave para o atendimento de urgência e emergência. “O tempo do socorro é determinante entre perder e salvar uma vida”, afirmou o prefeito.  

A base de Campinas tinha apenas um helicóptero, de estrutura híbrida, para atender ocorrências da área de segurança e de saúde. Agora, cada um dos equipamentos será utilizado para uma finalidade, permitindo a ampliação do atendimento. A aeronave entregue nesta quarta-feira foi adquirida pela Secretaria de Saúde do Estado por R$ 10.267.920,08, numa parceria com a Secretaria de Segurança do Estado.  

Alckmin explicou que o helicóptero é um dos mais modernos da família do modelo Esquilo. O governador relacionou as vantagens do novo modelo: painel digital, boa visibilidade noturna, possui guincho de salvamento, maca, equipamento para entubar pacientes, entre outros. Além disso, tem capacidade para transportar a equipe de médicos e enfermeiros. “A eficácia faz toda a diferença na emergência”, disse o governador. 

O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, também presente à cerimônia, afirmou que quatro milhões de pessoas, em 68 municípios, serão beneficiadas com a entrega do novo helicóptero.  

Campinas é a primeira cidade fora da Capital a ter um helicóptero no Grupo de Resgate de Atendimento de Urgência (GRAU). O Resgate Aeromédico teve início na Base de Radiopatrulha em 2010 e já atendeu 1310 ocorrências até março deste ano. Antes de atuar no atendimento de urgência médica, a base já utilizava o helicóptero, desde 1997, somente para ocorrências policiais.


Crédito: Luiz Granzotto
Prefeito, governador e secretário de Segurança do Estado

Crédito: Luiz Granzotto
Alckmin, Jonas e equipe da Rádio Patrulha Aérea

Crédito: Luiz Granzotto
Novo helicóptero tem equipamento moderno

Crédito: Luiz Granzotto
Equipe do GRAU com governador e prefeito

Crédito: Luiz Granzotto
Profissionais que trabalharão com novo helicóptero, Jonas e Alckmin

Volta ao índice de notícias