Saúde promove seminários sobre tuberculose nesta quinta-feira, dia 26

25/03/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas promove na próxima quinta-feira, dia 26, o “Seminário Municipal de Tuberculose”. O evento acontecerá entre 8h30 e 12h, no Salão Vermelho da Prefeitura.  

Durante o evento, será abordado o “Programa Municipal de Tuberculose”, com discussões de vários temas, entre eles o teste rápido para diagnóstico da doença e o tratamento da infecção latente. Na ocasião, será lançado um vídeo que relata conquistas e desafios da Secretaria de Saúde no cuidado com pacientes portadores de tuberculose. 

"Para garantir as conquistas no controle da tuberculose precisamos avançar na busca ativa dos casos sintomáticos respiratórios, fortalecer e ampliar parcerias com outros setores além da Saúde", afirma Rosalice Carvalho de Castro, enfermeira sanitarista e coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose. 

O seminário tem como público alvo médicos, equipes de enfermagem, agentes comunitários de saúde, gestores e técnicos da Vigilância em Saúde.

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose 

O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose foi comemorado na terça-feira, 24 de março. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A tuberculose é um grave problema de saúde pública no mundo, declarada como emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Campinas, são registrados, em média, 300 casos ao ano, o que representa incidência de aproximadamente 28 casos por 100 mil habitantes. Já o coeficiente de mortalidade por tuberculose é de um óbito por 100 mil habitantes, menor que as médias nacional e estadual. 

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar ao falar, espirrar ou tossir. Causada por um microorganismo, o bacilo de Koch, descoberto por Robert Koch em 24 de março de 1882, a doença pode atingir todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos fornecidos pela rede pública de saúde, tem duração de seis meses e não pode ser abandonado. 

O sintoma mais comum da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem escarro. Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.  

As populações indígenas, presidiários, moradores de rua e portadores de HIV são mais vulneráveis à doença. Também podem surgir febre baixa, geralmente no final da tarde, fraqueza no corpo, perda de apetite, dores no peito e nas costas, suores noturnos e, às vezes, escarro com sangue.

Volta ao índice de notícias