Prefeitura de Campinas promove inédita oficina de dengue para jornalistas

26/03/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias de Saúde e de Comunicação, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 26 de março, a primeira “Oficina de Dengue para Jornalistas”. Inédito no município, o evento teve como objetivo mobilizar e promover uma interação entre os profissionais de imprensa e o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), qualificando a informação sobre a doença e transformando-a em utilidade pública. 

A oficina foi aberta pelo secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini, que ressaltou a importância da informação como ferramenta no enfrentamento da dengue. “A comunicação pode e deve contribuir para a produção do conhecimento sobre a doença e suas formas de prevenção e controle”, disse Fabrini. 

O secretário informou que a Secretaria de Comunicação integra o Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue e Chikungunya, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à doença. 

Ao todo, 20 profissionais da imprensa de Campinas e de Limeira participaram e puderam interagir e fazer perguntas para o médico epidemiologista coordenador técnico do Programa Municipal de Controle da Dengue e Chikungunya do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), André Ribas Freitas. 

Para o especialista, o papel da imprensa é fundamental não só para um melhor enfrentamento de epidemias, como para a promoção da saúde da população. “Qualificar a mídia é também qualificar a informação que chega para as pessoas. Quanto mais informadas elas estiverem, mais podem auxiliar no combate à dengue e nos cuidados com a saúde”, explica. 

A diretora do Devisa, Brigina Kemp, destacou a importância da presença de diversos setores da imprensa: jornal, televisão, internet e rádio. “O papel da imprensa como mediadora entre nós, da área técnica, e a população, é imprescindível para que possamos mostrar a importância epidemiológica da doença e dos hábitos de controle”, ressalta Brigina. 

A oficina 

O médico epidemiologista André Ribas Freitas iniciou a oficina com apresentações conceituais sobre a doença e sobre o vetor (veículo para a transmissão), passou por um breve histórico da evolução do vírus e de como ele chegou ao Brasil. Também abordou as epidemias e a sazonalidade da doença, através de gráficos e mapas, comprovando que a dengue consiste num grande desafio para a Saúde Pública.  

Freitas explicou a evolução clínica e a importância da qualificação da rede de assistência para o enfrentamento da dengue, que vem sendo realizada no município de Campinas em todos os períodos de maior incidência da doença. Ao final, os jornalistas puderam tirar dúvidas sobre os conceitos apresentados, causas das epidemias, uso de repelentes, vacinas, entre outro temas.


Crédito: Luiz Granzotto
Gráficos ajudaram a explicar evolução da doença

Crédito: Luiz Granzotto
Epidemiologista da Saúde orientou jornalistas

Crédito: Luiz Granzotto
Jornalistas de rádios, tvs, jornais e internet compareceram

Volta ao índice de notícias