Combate à dengue ganha reforço de 37 novos Guardas Municipais

01/04/2015

Autor: -

As ações de combate à dengue em Campinas contarão com mais um reforço. A partir da próxima segunda-feira, dia 6, 37 novos Guardas Municipais, que ingressaram na corporação no último dia 20 de março, acompanhados de dois GMs supervisores, estarão à disposição da Secretaria de Saúde para auxiliar nas atividades de controle da doença por todo o mês de abril.

Para isso, os GMs foram capacitados pela enfermeira sanitarista da Vigilância Sanitária, Márcia Helena Amaral, e pelo biólogo da Vigilância Sanitária, Ovandro Provatti, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de Abril.

Os guardas serão divididos em equipes e atuarão nos cinco postos regionais da Vigilância em Saúde, auxiliando na remoção de criadouros, ações de bloqueio e na orientação à população.

“Os GMs foram formados para servir à população, por isso, nessa fase em que estão iniciando seus trabalhos na instituição, é importante que também possam realizar atividades de cunho social”, explica o Secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio. Para ele, essa atividade demonstra o quanto a GM é comprometida com a cidade e as necessidades da população.

Para a enfermeira sanitarista Márcia Helena Amaral, a contribuição da GM demonstra o interesse do poder público em reunir esforços para combater a doença. “O controle da dengue demanda muitas parcerias: com a população, com as demais secretarias e assim por diante. Quanto mais pessoas envolvidas e informadas, maior a possibilidade do sucesso nas ações de controle”, afirmou.

Além dos GMs que estarão nas vigilâncias, outra equipe de quatro guardas auxiliará nos trabalhos de triagem dos casos de dengue no Hospital Mário Gatti pelo mesmo período.

Crédito: Arquivo PMC
Nova turma tem aula sobre dengue

Crédito: Arquivo PMC
Nova turma da GM recebe orientações sobre dengue