Prefeito Jonas Donizette entrega nova sede da Farmácia Popular no Centro

02/04/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou na manhã desta quinta-feira, 2 de abril, a nova sede da Farmácia Popular do Centro, localizada na Rua Dr. Quirino, 567. A partir de agora, portanto, a população volta a contar com duas unidades, a Central e a do Jardim Guanabara. As duas farmácias, juntas, devem dispensar mais de 1700 medicamentos por dia, atendendo cerca de 500 pessoas.  

A inauguração contou com a presença dos Secretários de Saúde, Carmino Antonio de Souza; de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio; de Trabalho e Renda, Arnaldo Salvetti, e de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini. Também estavam presentes vereadores, servidores municipais e munícipes. 

O prefeito ressaltou que a entrega desta farmácia é mais uma conquista para a população. “Saúde é um bem precioso, estamos tratando com toda responsabilidade. Nestes dois anos, 54% de tudo que a Prefeitura recebeu de imposto foram investidos em saúde e educação”, disse Jonas. 

O Secretário de Saúde enfatizou que a Farmácia Popular é um equipamento de saúde importante para a assistência da população. “Aqui é possível retirar medicamentos para as principais doenças que acometem a população, como diabetes e hipertensão, gratuitamente, além de outros com até 90% de desconto”, explicou Carmino.  

O imóvel foi adaptado de acordo com as exigências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), seguindo critérios de acessibilidade e de vigilância sanitária. O prédio, de 330 metros quadrados, tem área de atendimento, dispensação e caixa, setores de estoque de medicamentos e de material de escritório, sala de gerência, copa, dois banheiros para funcionários, vestiário, banheiro para público - adaptado para cadeirantes - e espaço de lavanderia. No mezanino, há salas de arquivo morto, material de limpeza, descanso para funcionários, área administrativa e sala para o farmacêutico corresponsável. 

As farmácias populares dispõem de 112 medicamentos diferentes. Com a nova unidade, a expectativa da Prefeitura é de ampliação do público atendido. As duas Farmácias Populares de Campinas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A farmácia do Guanabara fica Rua Clóvis Bevilacqua, 535. 

A retirada dos medicamentos pode ser feita mediante apresentação de receita médica contendo o registro do profissional, além de documento original do paciente com foto e CPF (para medicamentos controlados). Não é necessário ser paciente SUS, qualquer cidadão pode retirar o medicamento. 

Campinas teve uma unidade da Farmácia Popular no Centro que precisou ser fechada por motivos administrativos. Desde então, a Prefeitura buscou outro imóvel localizado na área central que tivesse as características de acessibilidade e o espaço adequado para o funcionamento da farmácia. 

 

Sobre a Farmácia Popular 

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Ministério da Saúde em parceria com o poder público municipal que oferece medicamentos gratuitos ou com preços até 90% mais baixos que os de mercado. A gestão, os funcionários e o espaço físico da unidade são de responsabilidade da prefeitura.  

A Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, é distribuidora exclusiva dos medicamentos, que são enviados às farmácias e custeados pelo governo federal. 

 

Abril Mais Saúde 

A entrega da Farmácia Popular do Centro faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo prefeito para os setores de Saúde e Educação. As ações – que levam o nome de “Abril Mais” - serão concretizadas durante este mês de abril.  

As medidas incluem entrega de equipamentos, serviços, anúncio de novas reformas e contratações de recursos humanos por meio de concursos públicos. 

 

Ações programadas para o “Abril da Saúde” 

- 2 de abril - Entrega da Farmácia Popular, localizada à Rua Dr. Quirino, 567, no Centro;

- 7 de abril - Entrega da unidade descentralizada do Samu, na região do Ouro Verde;

- 12 de abril - Entrega do novo PA São José;

- Assinatura da ordem de serviço para a reforma do PA Campo Grande;

- Ordem de serviço para obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Jardim Capivari;

- Contratação 562 novos servidores (sendo 359 médicos e 40 enfermeiros) em processo de admissão;

- Criação de 616 cargos de agente comunitário de saúde para reforço nas equipes de combate à dengue;

- Homologação dos resultados de dois concursos já realizados: um para contratar 350 técnicos de enfermagem e outro para a contratação de 255 agentes comunitários de saúde. A contratação desses profissionais acontecerá depois de análise do impacto financeiro pela Secretaria de Finanças.

 

O que já foi feito na Saúde na Gestão Jonas: 

- Dois novos Centros de Saúde (Centro e San Martin);

- Inauguração da Academia de Saúde, na Rua Padre Vieira;

- Reformas de 19 unidades de saúde, após 20 anos sem melhorias. São elas: CS DIC III, CS Itajaí, CS Carvalho de Moura, CS Campos Elíseos (Tancredão), CS Santa Mônica, Academia DST Aids, CS Campina Grande, CS Itatinga, CS Costa e Silva, CS Lisa, Policlínica III, CS São Domingos, CS São Vicente, CS Pedro Aquino (Balão do Laranja), CS Vila Rica, CS Santa Lúcia, CS Parque da Figueira, PA Anchieta e PA São José;

- Contratação de 1.285 novos profissionais;

- Criação do programa “Dr. de Plantão”, que acrescentou 120 plantões de 12 horas na rede de urgência e emergência;

- 226 novos leitos de hospital (91 no Mário Gatti, 26 na Casa de Saúde, 35 no Ouro Verde e 74 na Santa Casa);

- Inauguração do centro de encaminhamento do Cartão Recomeço, na Santa Casa, para internação de pacientes do SUS que são dependentes químicos;

- Iniciada a obra do Centro de Saúde do Parque Oziel.


Crédito: Luiz Granzotto
Centro da cidade volta a contar com Farmácia Popular

Crédito: Luiz Granzotto
Secretário da Saúde destacou importância da unidade

Crédito: Luiz Granzotto
Prefeito foi cumprimentado pela nova sede da Farmácia central

Volta ao índice de notícias