Jonas e David Uip discutem Samu Regional e Hospital de Trauma na RMC

06/04/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, reuniram-se com o secretário estadual de Saúde, David Uip, na manhã desta segunda-feira, 6 de abril, para discutir a implantação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano de Campinas e o projeto do Hospital de Trauma na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Também participaram da reunião prefeitos e secretários de Saúde de diversos municípios da RMC. 

Jonas avaliou o encontro como muito produtivo. “Além dos assuntos da pauta, todos os prefeitos presentes tiveram oportunidade de falar sobre a saúde em seus municípios”, explicou o prefeito. 

“Em comum, viemos buscar a confirmação de que a construção das novas unidades de Saúde e as reformas programadas, obras custeadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), serão executadas, diante deste cenário de crise”, disse Jonas. E o prefeito continuou: “o secretário estadual confirmou que sim, que todas as unidades novas devem ter início até agosto deste ano”, assegurou Jonas. 

Sobre o Samu Metropolitano, o prefeito explicou que Uip está conversando com o Ministério da Saúde para unificar os sistemas de atendimento do GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento de Urgências), custeado pelo Estado, com o Samu, custeado pelos municípios e pela federação. “Hoje os municípios estão sufocados nos investimentos da saúde”, afirmou Donizette. 

A respeito do Hospital Regional de Traumas, o secretário estadual de Saúde disse que uma unidade já está programada para o município de São Paulo e outra para a RMC, mas ainda sem data para início das obras. 

Na questão da dengue, foi discutida a destinação de recursos pela Agência Metropolitana de Campinas (Agencamp) para a aquisição de veículos e equipamentos de bloqueio químico costal, além de verba para que os municípios contratem empresa para a colocação de telas nas caixas d’água. 


Crédito: Luiz Granzotto
Jonas passou a Uip dados sobre Saúde em Campinas

Crédito: Luiz Granzotto
Secretário estadual confirmou execução das obras

Crédito: Luiz Granzotto
Prefeitos da RMC falaram das necessidades de seus municípios

Volta ao índice de notícias