Base descentralizada do Samu atenderá Campo Grande e Ouro Verde

07/04/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, inauguraram nesta terça-feira, 7 de abril, a primeira Base Descentralizada de uso exclusivo do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Base Oeste, que atenderá as regiões Noroeste e Sudoeste (Campo Grande e Ouro Verde). 

A nova unidade do Samu tem o objetivo de dar uma resposta mais rápida no atendimento da população. Essa agilidade será possível porque a Base está localizada em um ponto estratégico da região pela qual é responsável.  

De acordo com o coordenador do Samu de Campinas, José Roberto Hansen, a expectativa é que haja uma redução de 30 minutos nos atendimentos das duas regiões. O cálculo foi feito em comparação com o trajeto percorrido por uma ambulância a partir da central do Samu, que fica na Avenida Artur Ramos, no bairro Ponte Preta, até a região do Campo Grande. 

A base descentralizada, reivindicação de mais de cinco anos dos funcionários do serviço, conta com cinco ambulâncias, sendo quatro unidades básicas e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A unidade descentralizada será de suma importância para a região. Vai garantir agilidade aos atendimentos. O primeiro atendimento é muito importante para a sequência do tratamento dos pacientes”, afirmou o prefeito.  

O secretário de Saúde também ressaltou a importância do primeiro atendimento. “Em determinadas circunstâncias, o trabalho pré-hospitalar é fundamental para a sobrevivência do paciente. A nova base é muito importante para a Saúde, que se divide em três frentes: pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar”, afirmou Souza.  

Samu 

O Samu de Campinas existe desde 1995. Foi o primeiro serviço do país a seguir todas as normas do Ministério da Saúde. Tem cerca de 250 funcionários, sendo que 30 são médicos concursados. Atende, em média, a 180 chamados por dia. 

Abril Mais Saúde 

A entrega da Base Descentralizada do Samu faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo prefeito para os setores de Saúde e Educação. As ações – que levam o nome de “Abril Mais” - serão concretizadas durante este mês. 

As medidas incluem entrega de equipamentos, serviços, anúncio de novas reformas e contratações por meio de concursos públicos. 

Ações programadas para o “Abril da Saúde” 

- 16 de abril - Entrega do novo PA São José;

- Assinatura da ordem de serviço para a reforma do PA Campo Grande;

- Ordem de serviço para obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Jardim Capivari;

- Contratação 562 novos servidores (sendo 359 médicos e 40 enfermeiros) em processo de admissão;

- Criação de 616 cargos de agente comunitário de saúde para reforço nas equipes de combate à dengue;

- Homologação dos resultados de dois concursos já realizados: um para contratar 350 técnicos de enfermagem e outro para a contratação de 255 agentes comunitários de saúde. A contratação desses profissionais acontecerá depois de análise do impacto financeiro pela Secretaria de Finanças. 

O que já foi feito na Saúde na Gestão Jonas 

- Dois novos Centros de Saúde (Centro e San Martin);

- Inauguração da Academia de Saúde, na Rua Padre Vieira;

- Reformas de 19 unidades de saúde, após 20 anos sem melhorias. São elas: CS DIC III, CS Itajaí, CS Carvalho de Moura, CS Campos Elíseos (Tancredão), CS Santa Mônica, Academia DST Aids, CS Campina Grande, CS Itatinga, CS Costa e Silva, CS Lisa, Policlínica III, CS São Domingos, CS São Vicente, CS Pedro Aquino (Balão do Laranja), CS Vila Rica, CS Santa Lúcia, CS Parque da Figueira, PA Anchieta e PA São José;

- Contratação de 1.285 novos profissionais;

- Criação do programa “Dr. de Plantão”, que acrescentou 120 plantões de 12 horas na rede de urgência e emergência;

- 226 novos leitos de hospital (91 no Mário Gatti, 26 na Casa de Saúde, 35 no Ouro Verde e 74 na Santa Casa);

- Inauguração do centro de encaminhamento do Cartão Recomeço, na Santa Casa, para internação de pacientes do SUS que são dependentes químicos;

- Iniciada a obra do Centro de Saúde do Parque Oziel 

- Entrega da Farmácia Popular, localizada à Rua Dr. Quirino, 567, no Centro;

 - Entrega da unidade descentralizada do Samu para atendimento nas regiões Noroeste e Sudoeste


Crédito: Carlos Bassan
Jonas fala da importância do primeiro atendimento para vítimas

Crédito: Carlos Bassan
Autoridades e funcionários acompanharam a cerimônia

Crédito: Carlos Bassan
Coordenador do Samu mostra ambulância da UTI para o prefeito

Volta ao índice de notícias