Jonas coordena painel sobre saúde do Congresso Estadual de Municípios

10/04/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, coordenou a mesa do painel “Saúde” do 59º Congresso Estadual de Municípios, evento que reuniu em Serra Negra ministro da Saúde, secretário estadual de Saúde, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores que discutiram o “Descompasso Federativo e Responsabilidade Solidária no Financiamento da Saúde”. A principal reivindicação dos prefeitos foi para que exista mais justiça quanto aos recursos da saúde, porque hoje os municípios estão muito sobrecarregados com o custeio. 

O painel, realizado na tarde de quinta-feira, 9 de abril, foi bastante acalorado e o maior número de participantes. “Foi mostrado aqui (no painel) com números, que nos últimos 20 anos, o município vem arcando com as despesas de forma desigual. O Estado vem mantendo praticamente o mesmo percentual, a União também e o município crescendo as despesas chegando num ponto que não está sendo mais suportado pelas cidades”, disse Jonas Donizette.  

Na mesa de debate, juntamente com o prefeito de Campinas, participou a procuradora de Contas do Estado, Elida Graziane Pinto, que mostrou números que indicam o quanto os municípios estão sobrecarregados com o 'peso do custeio da saúde'. Os dados revelam que dos 645 municípios paulistas, apenas 100 estão entre 15% e 20% do orçamento destinado à saúde, enquanto a maioria - 550 - estão na casa dos 25% ou acima dos 30%.  

“A reivindicação dos prefeitos é que o governo federal possa destinar recursos principalmente para a saúde básica que é o atendimento nas unidades básicas, nos prontos atendimentos, nos atendimentos de urgência e emergência porque se nós passarmos hoje pelo Brasil todo veremos que a saúde é a preocupação número um da população e com isso nós prefeitos temos que lutar por essa causa envolver o Estado, o governo federal para termos os recursos necessários para prestarmos bom atendimento à população”, disse Jonas Donizette.  

O Congresso Estadual de Municípios terminou na parte da manhã desta sexta-feira,10 de abril. A proposta dos prefeitos é a de que seja elaborada uma pauta de reivindicações 'claras' referente ao repasse dos recursos para a saúde para que possam levar tanto para o governo federal quanto ao estadual. O Congresso é uma realização da Associação Paulista de Municípios (APM), da qual o prefeito Jonas Donizette é o 2o vice-presidente.  

Também participaram da mesa, Artur Chioro, ministro da Saúde, David Uip, secretário de Estado da Saúde; Dr. Fernando Monti, presidente do CONASEMS e secretário Municipal de Saúde do município de Bauru e Dr. Itamar Borges, a deputado estadual Célia Leão, o prefeito de Serra Negra, Antônio Luigi Ítalo Franchi e demais autoridades.


Crédito: Carlos Bassan
Jonas abre os trabalhos

Crédito: Carlos Bassan
O  ministro se pronuncia

Crédito: Carlos Bassan
Público presente

Volta ao índice de notícias