Equipes são preparadas para Campanha de prevenção do câncer bucal

16/04/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa de Saúde Bucal, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 16 de abril, um curso de reciclagem sobre Semiologia e Diagnóstico Bucal para os cirurgiões dentistas e profissionais das equipes de referências da área que atuam na rede pública municipal de saúde. 

O evento aconteceu na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas (ACDC) e é etapa preparatória para a Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal - este ano na sua 14ª edição -, que acontece de 4 a 25 de maio. 

A estratégia tem como público-alvo a população idosa e será realizada em todos os Centros de Saúde juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada ao mesmo segmento da população. 

Sobre a campanha 

Durante a campanha, além dos exames clínicos individuais, as equipes de saúde bucal promovem atividades educativas com grupos de idosos. Segundo informou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Isamu Murakami, os exames individuais incluem análise dos tecidos moles da boca e anexos (língua, lábio e bochecha), sendo que os casos diagnosticados com alterações na mucosa são triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e, se for o caso, para tratamento. 

Pessoas com lesões que apresentarem suspeita de malignidade são encaminhadas para as referências especializadas nos Centros Especializados de Odontologia (CEOs) Ouro Verde e Florence e para a Clínica de Diagnóstico Bucal da ACDC. 

Murakami afirma que a ação visa, também, propagar informações sobre a importância do autoexame de boca para a detecção precoce de agravos. “Um dos objetivos é conscientizar o cidadão e incentivá-lo a criar o hábito de fazer regularmente o autoexame, além de orientar sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal”, diz.  

Como nos anos anteriores, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo vai apoiar a iniciativa e doar 15 mil folhetos informativos sobre cuidados preventivos e sobre como realizar o autoexame. 

Na última edição da campanha, em 2014, 29.635 idosos passaram pelos exames preventivos, sendo que 1.058 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento. 

Prevenção 

O câncer de boca apresenta maior incidência em pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático, como dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. Má higiene bucal e exposição contínua ao sol sem uso de protetores também se constituem em fatores de risco para a doença. 

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca é o oitavo mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres. “Somente a mudança de hábitos da população e o diagnóstico precoce podem mudar esta realidade", afirma Isamu. Segundo ele, 85% dos casos de câncer de boca são curáveis, se diagnosticados na fase inicial. O exame clínico da boca deve ser realizado pelo menos uma vez por ano. Entre as pessoas com mais de 60 aos, o teste é indispensável. Em Campinas, o exame clínico está disponível para todos os cidadãos na rotina dos Centros de Saúde em qualquer época do ano.

Volta ao índice de notícias