Prefeito Jonas entrega manutenção do Pronto Atendimento São José

16/04/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o Secretário de Saúde, Carmino Antônio de Souza, entregaram na manhã desta quinta-feira, 16 de abril, os trabalhos de manutenção do prédio do Pronto Atendimento São José. No prédio, foram realizados reparos nas redes elétrica e hidráulica, colocação de cabos de internet, consertos de rachaduras de telhado e ampliação de estacionamento. Além disso, todo o mobiliário foi substituído e novos equipamentos foram entregues. Foram investidos cerca de 600 mil reais na reforma. 

O PA não passava por manutenção desde que foi entregue, em 2002. A ação faz parte do “Abril Mais”.  

“Hoje estamos entregando um prédio completamente remodelado para a Secretaria de Saúde, moderno, com equipamentos novos, trazendo dignidade para os pacientes e para os funcionários. Em dois anos e meio, reformamos um terço de todas as nossas unidades de saúde”, disse o prefeito. 

O Secretário de Saúde ressaltou que foram muitas as intervenções necessárias no prédio. “Começamos o serviço em outubro do ano passado e quanto mais mexia mais coisas encontrávamos para fazer. Para se ter uma ideia, a tubulação de gás corria paralela a um emaranhado de fios de energia, uma combinação perigosa”, explicou Carmino. 

O PA São José conta com 124 funcionários, sendo 45 médicos. A unidade atende, em média, 6 mil pessoas por mês. A partir da entrega, o prédio passará por limpeza e organização dos espaços, além de treinamento dos profissionais para operarem os novos equipamentos. Os atendimentos serão feitos a partir do dia 22 de abril, das 7 às 19 horas para clínica médica e pediatria e a partir do dia 4 de maio passa a atender 24 horas por dia. O PA São José fica na região Sul de Campinas e é referência para o chamado eixo Sul/Sul. 

Abril Mais Saúde 

A entrega do Pronto Atendimento do São José faz parte do Abril Mais, com ações previstas nos setores de Saúde e Educação. 

As medidas incluem entrega de equipamentos, serviços, anúncio de novas reformas e contratações de recursos humanos por meio de concursos públicos. Além do PA, já foram entregues a nova unidade da Farmácia Popular do Centro, no dia 2 de abril, e a unidade descentralizada do Samu na região do Ouro Verde, em 7 de abril. 

Ações programadas para o “Abril da Saúde” 

- Assinatura da ordem de serviço para a reforma do PA Campo Grande; 

- Ordem de serviço para obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Jardim Capivari; 

- Contratação 562 novos servidores (sendo 359 médicos e 40 enfermeiros) em processo de admissão; 

- Criação de 616 cargos de agente comunitário de saúde para reforço nas equipes de combate à dengue; 

- Homologação dos resultados de dois concursos já realizados: um para contratar 350 técnicos de enfermagem e outro para a contratação de 255 agentes comunitários de saúde. A contratação desses profissionais acontecerá depois de análise do impacto financeiro pela Secretaria de Finanças. 

O que já foi feito na Saúde na gestão Jonas: 

- Dois novos Centros de Saúde (Centro e San Martin); 

- Inauguração da Academia de Saúde, na Rua Padre Vieira; 

- Reformas de 19 unidades de saúde, após 20 anos sem melhorias. São elas: CS DIC III, CS Itajaí, CS Carvalho de Moura, CS Campos Elíseos (Tancredão), CS Santa Mônica, Academia DST Aids, CS Campina Grande, CS Itatinga, CS Costa e Silva, CS Lisa, Policlínica III, CS São Domingos, CS São Vicente, CS Pedro Aquino (Balão do Laranja), CS Vila Rica, CS Santa Lúcia, CS Parque da Figueira, PA Anchieta e PA São José; 

- Contratação de 1.285 novos profissionais; 

- Criação do programa “Dr. de Plantão”, que acrescentou 120 plantões de 12 horas na rede de urgência e emergência; 

- 226 novos leitos de hospital (91 no Mário Gatti, 26 na Casa de Saúde, 35 no Ouro Verde e 74 na Santa Casa); 

- Inauguração do centro de encaminhamento do Cartão Recomeço, na Santa Casa, para internação de pacientes do SUS que são dependentes químicos; 

- Iniciada a obra do Centro de Saúde do Parque Oziel.


Crédito: Luiz Granzotto
Jonas se pronuncia

Crédito: Luiz Granzotto
Carmino dá explicações

Crédito: Luiz Granzotto
Com a equipe

Crédito: Luiz Granzotto
Etapas da obra documentadas

Volta ao índice de notícias