Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na região Leste

23/04/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas intensificou as ações de combate à dengue na região Leste da cidade. Desde a última quarta-feira, 22 de abril, acontece o bloqueio químico - nebulização com inseticida para matar o mosquito adulto da dengue - nas vilas Costa e Silva e Miguel Vicente Cury. 

A ação, realizada com o apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), acontecerá até sexta-feira, 24 de abril, sempre das 18h às 21h30. A expectativa é que cerca de 2,7 mil imóveis sejam atingidos.  

O bloqueio será no formato veicular, ou seja, com máquina acoplada ao veículo – um carro passa nas ruas pulverizando o produto químico. A nebulização visa bloquear a transmissão e é feita com base em rigorosos critérios técnicos. 

A ação conta com a parceria da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Comunicação, além do apoio da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen). 

Antes do bloqueio químico, as famílias são orientadas sobre como preparar o domicílio. As informações são passadas por meio de carros de som, que circulam pelas ruas dos bairros e por folhetos distribuídos nos domicílios. No momento da aplicação, o morador deve deixar portas e janelas abertas e manter luzes acesas. 

Dependendo das condições climáticas, as datas das nebulizações podem ser alteradas. 

Prevenção  

Para o médico epidemiologista e coordenador do Programa de Controle da Dengue, André Ribas Freitas, a medida mais eficaz no combate à dengue é a eliminação dos objetos que acumulam água, que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor. 

De acordo com ele, a nebulização não é uma ‘ação milagrosa’ e, se as pessoas repuserem os criadouros, o mosquito volta a se proliferar em uma semana nas áreas nebulizadas.

Volta ao índice de notícias