'Castromóvel' eleva para 80% cães e gatos esterilizados na Boa Vista

05/05/2015

Autor: -

O “castromóvel” do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas estreou com sucesso, conseguindo a marca de esterilização de 885 animais domésticos (cães e gatos) na Vila Boa Vista. “Considerando que 20% da população canina e felina do bairro já era castratada quando fizemos as abordagens, o índice de esterilização animal no bairro saltou para 80%”, comemora o diretor do Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o veterinário Paulo Anselmo Nunes Felippe.

Apelidado de “castromóvel” por funcionar num ônibus especial, o serviço é inédito no país, em se tratando da metodologia de itinerar bairro a bairro. Desta vez, atuou na Boa Vista por uma semana, até o último dia 26 de abril. É totalmente gratuito, incluindo o fornecimento de fármacos, e cercado por elevados padrões de segurança e higiene; tem ainda a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas. Atuam seis veterinários.

“Nossa equipe bate de porta em porta, verificando a existência de animais não castrados e convencendo os tutores sobre as vantagens do procedimento; os pets são operados somente mediante concordância dos donos”, explica Nunes Felippe. Os tutores que aderem ao programa recebem um guia de cuidados e formas de contato posterior com o Departamento de Bem-Estar Animal, para o caso de eventuais complicações, o que é raríssimo acontecer. 

Segundo ele, os principais ganhos são para a saúde dos animais propriamente, pois a castração previne, principalmente nas fêmeas, tumores de mama e acúmulo de pus no útero. Mas há vantagens adicionais, como conter a proliferação descontrolada de bichos que acaba por estimular práticas desaconselháveis, como abandono e colecionismo irresponsável. 

“Outro avanço é a possibilidade de microchipagem dos animais castrados, o que nos permite monitorar cada um, tanto em termos de acompanhamento vacinal quanto nos casos de abandono; também colhemos material biológico para a necessidade de combater doenças diversas”, acrescenta o diretor. 

Dos 885 pets castrados na Boa Vista, 552 foram cães (machos e fêmeas). “O número de 363 felinos até nos surpreendeu, pois a crença dissimulada é que as pessoas mantêm uma quantidade muito maior de cães do que de gatos”, observou Nunes Felippe. 

De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), traçados para o estabelecimento de políticas sanitárias, Campinas, pelo seu porte populacional humano, deve possuir ao menos 150 mil cães e gatos, ou seja, um para cada 15 habitantes. Desse total, cerca de 20 mil são animais errantes. 

Próxima parada 

A próxima incursão do “castromóvel” será à região do Campo Grande, em junho deste ano. “Escolhemos esse período porque para maio está prevista uma intensa ocupação de projetos habitacionais, o que costuma acarretar dois problemas sérios: a insistência em levar na mudança bichos incompatíveis com as novas habitações ou o simples abandono”, esclarece o diretor. “Com nossa presença na região, aproveitaremos para orientar os moradores a colocar os mascotes inadequados para adoção e, se quiserem, adotarem outros, que sejam compatíveis. 

Estatuto 

Por enquanto, o programa municipal de esterilização não consegue ser estendido para animais de rua. “Primeiro, porque eles vivem pouco, depois, porque o pós-operatório é muito difícil; também a prática de recolhimento para abrigos já mostra sinais de esgotamento, apesar do louvável esforço das entidades protetoras: para acolher todos os bichos errantes, Campinas precisaria dispor de uma área total de abrigo com 1,6km²”, esclarece o diretor.

Ele ressalta, contudo que essa e outras problemáticas estão em vias de serem equacionadas pelo Estatuto dos Animais, em vias de finalização pelo departamento, Conselho de Defesa dos Animais e entidades protecionistas, e que será enviado à Câmara de Vereadores até o final do ano. “Já estamos com cerca de 100 artigos e, com relação aos errantes, ao menos duas propostas serão implementadas: o estabelecimento da condição da guarda temporária e a regulamentação da figura do cão comunitário”, conclui Nunes Felippe. 

Saiba mais sobre as políticas da gestão Jonas Donizette em prol dos animais de Campinas acessando https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/


Crédito: Proteção Animal
População confia no serviço

Crédito: Proteção Animal
Bicharada passa por cirurgia

Crédito: Proteção Animal
Material na mais perfeita ordem

Crédito: Proteção Animal
Cadastramento é outro benefício

Crédito: Proteção Animal
Ônibus foi adaptado

Volta ao índice de notícias