Mais de 1,1 mil ton de entulhos já foram removidas da região Sudoeste

08/05/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, removeu e deu destinação adequada a 1,1 mil toneladas de entulhos e outros materiais inservíveis em uma ação de limpeza e organização iniciada na quinta-feira, 7 de maio, em 13 bairros da região Sudoeste da cidade. 

O mutirão, que termina neste sábado, às 12h, integra a ação Juntos contra a Dengue e Chikungunya. Além da Secretaria de Serviços Públicos várias outras secretarias, departamentos e a Sanasa estão envolvidos de forma coordenada nesta ação que incluem, além das ações de limpeza, muitas outras atividades. O objetivo principal é mobilizar a comunidade para o enfrentamento das duas doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti

A expectativa, nos três dias de mutirão, é remover 1,4 mil toneladas de materiais descartados inadequadamente. Ao todo, foi mobilizado um contingente de 300 homens e alocados caminhões e maquinários pesados. 

A limpeza e organização da cidade impactam diretamente na prevenção e controle da dengue porque promovem um ambiente seguro, livre de mosquitos. O Aedes aegypti se prolifera em locais com água parada. 

Balanço 

Desde 2013, a Secretaria de Serviços Públicos reforçou as ações de limpeza da cidade. O número de homens que atuam em campo foi ampliado de 300 para 800, o que também melhorou a conservação de praças. O contingente de reeducandos passou de 200 para 500. Para dar suporte às ações, o contrato de maquinários foi triplicado. Com isto, desde 2013, já foram removidas 420 mil toneladas de entulhos de todas as regiões da cidade. Isto significa um total de 30 mil caminhões de 14 toneladas cada. Além disso, desde de 2014, 46 córregos e ribeirões foram limpos (receberam manutenção e desassoreamento). 

Segundo informou a Secretaria de Serviços Públicos, as ações são permanentes e muitas delas planejadas em conjunto com a Secretaria de Saúde para contemplar a prevenção da dengue e de outros agravos à saúde.

Volta ao índice de notícias